• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

#DesafioDescomplica: 6 coisas que você encontra no churrasco do fim de semana e que podem cair no ENEM

Já sabe as novidades para o mês de Outubro? Pois é: preparamos para você o #DesafioDescomplica, um simulado grátis para você testar seus conhecimentos para o ENEM! Além do #Desafio, você também terá aulas ao vivo de revisão, para se preparar para a prova e arrasar no simulado!

Junto com as aulas de revisão, lançaremos aqui no blog uma série de listas ~desafiadoras~, que te ensinarão conteúdo para o ENEM nas coisas mais simples do dia-a-dia. Duvida? Então que tal começarmos por essa, com 6 coisas que você encontra no churrasco do fim de semana e que podem cair no ENEM?

1. Revolução Farroupilha

As maravilhas do churrasco gaúcho são famosas! O sul é historicamente uma grande região pecuarista e produtora de charque. Mas isso já nos gerou problemas, como foi o caso da Revolução Farroupilha, aquele levante sulista que teve como um dos principais motivos a insatisfação em relação aos privilégios alfandegários que os países da região platina tinham, fazendo que a carne platina custasse mais barato do que a carne gaúcha.

gif-rafa

Que Revolução Farroupilha, que nada! Você está convocado para a Revolução do Churras, que garante o seu direito à essa delícia todo final de semana!

2. Como a pecuária transformaram o espaço geográfico brasileiro

No Brasil, em meados do século XVIII, a Coroa Portuguesa incentivou um processo conhecido como Expansão Pecuária, com o objetivo de povoar o sul do país e manter o domínio sob as terras da região e garantir a posse do Rio da Prata. Seria coincidência os gaúchos serem tão famosos por conta de suas habilidades com as carnes? Pois é, esse churrasco do qual você participa todo fim de semana tem muita história pra contar!

Vaca superstar: aquela que protagonizou todos os momentos históricos importantes relacionados à pecuária.

 

3. Proporção da quantidade de carne por pessoa

Essa é para você não passar vergonha com os seus convidados do churrasco e ainda estudar para o vestibular: cada pessoa consome, em média, 500 gramas de carne. Se pretendo fazer um churrasco para 20 pessoas, quantos quilos de carne preciso comprar? Basta fazer uma regra de três simples que encontraremos o total de 10kg a serem comprados.

Olha o que você vai ter que fazer se por acaso faltar comida pra galera: fingir que alguma coisa deu errado.

4. Digestão de celulose

E quem não come carne? Churrascos sempre têm opções vegetarianas: seja o arroz, berinjela, maionese, salada… Você consegue até comer a salada, mas não digeri-la, pois nem no estômago nem no intestino nós possuímos enzimas que são capazes de quebrar as grandes moléculas de celulose, e diferente dos seres ruminantes (ex.: vacas) não possuímos micro-organismos que nos ajudam na digestão. Toda celulose ingerida é eliminada nas fezes.

Fica aqui uma foto polêmica para quem é vegetariano e para quem não é também.

5. O fogo que é a felicidade da galera

Algo que muitas pessoas usam direta ou indiretamente para acender uma churrasqueira é o isqueiro automático. Quando o gatilho é pressionado, dois processos ocorrem: há liberação de butano líquido, armazenado em uma câmara pressurizada em um jato estreito de gás. Uma faísca, gerada por uma diferença de potencial (V=RI) criada ao aplicar pressão a um cristal piezoelétrico, acende o gás. O butano se torna líquido rapidamente quando comprimido e volta ao estado gasoso na mesma velocidade sem trocar calor com o meio externo (transformação adiabática).

Legal mesmo seria ter um isqueiro desses, né?

6. Bônus: Tema de Redação!

“A atuação do brasileiro perante problemas ambientais”

Churrasco é bom?  É. Mas você sabia que a criação de gado é um fator extremamente influenciador de problemas ambientais, como o efeito estufa e o desmatamento? Estudar esses problemas a fundo e pensar o papel do brasileiro no consumo de carne e como agentes sociais que podem ajudar a minimizar esses efeitos pode ser um bom exercício de argumentação em uma redação do vestibular!