• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

5 jogos que você vai amar praticar se quiser passar no vestibular

Não é de hoje que os vestibulares Brasil afora contextualizam situações do dia a dia em suas questões. Nas questões de matemática, os professores da banca mexem até mesmo com a diversão dos estudantes. Listamos 5 jogos/brincadeiras que vão fazer você querer estudar muito análise combinatória e probabilidade. Preparado?

1.Baralho

Baralho em prova de vestibular é sucesso de bilheteria. Truco, pôquer, buraco… Provavelmente há uma pessoa na banca que monta questões enquanto joga nos cassinos de Las Vegas.  Até o fim de ano você vai se deparar com uma questão que envolva cartas. A notícia boa é que você não precisa sair correndo pra aprender a jogar; o vestibular explica antes o que é necessário para se fazer a questão. É bem provável que seja pedido para você calcular de quantas maneiras você pode formar determinado jogo. E é provável que você precise utilizar Combinação Simples: Cn,p =  .

2. Dados

A não ser que os professores da banca joguem RPG, os dados possuem 6 faces. Existem poucas variações quando a questão trata de dados, mas saber calcular probabilidades é sempre importante. Se eu quero saber a probabilidade de cair um número primo, por exemplo, eu tenho que saber que probabilidade = . Como todos sabem que os números primos em um dado são {2,3 e 5} e que podem ocorrer os números  {1,2,3,4,5 e 6}, a probabilidade pedida é 3/6.

3. Retirar bolinhas de urnas/máquinas:

Já pensou em se dar bem nas provas do BBB usando análise combinatória?

Quantas retiradas preciso fazer para garantir que saiam exatamente 20 bolinhas azuis e 10 vermelhas? Sempre que te pedirem ajuda para responder essa pergunta, você tem que usar a combinação e, algumas vezes, probabilidade. Pode ser que uma contagem “nos dedos” e um pouco de raciocínio lógico seja mais eficiente, então fique atento ao pedido da questão e não se envergonhe de contar nos dedinhos.

4. Loteria:

Se todas as pessoas estudassem análise combinatória, dificilmente alguma lotérica ainda estaria aberta no país. Só pra vocês terem uma ideia, a probabilidade de se ganhar na Mega-Sena é uma em mais de 50 milhões! A não ser que alguém aqui seja muito sortudo, eu sugiro que se estude muito probabilidade junto com combinação.

5. Arco e Flecha:

Para saber qual a probabilidade de se acertar o centro de um alvo, não é necessário brincar de arco e flecha. Em muitas questões que já apareceram, as probabilidades das áreas eram dadas e bastava buscarmos nos enunciados as informações necessárias e somar ou multiplicar, dependendo do pedido (lembrando que, na matemática, somar é igual a “ou” e multiplicar é igual a “e”). Mas é muito importante saber a área de figuras planas também (especialmente a de círculos). Já que probabilidade =  , se eu conseguir encontrar a área que eu quero que o dardo acerte e dividir pela área total do alvo, eu determino a probabilidade pedida.