• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

3 fatos sobre Geografia Urbana que vão, definitivamente, te fazer entender tudo sobre o assunto

Olá, senhoras e senhores! Essa semana quero trazer um assunto que perturba muito o jovem coração de vocês: Geografia Urbana.

O que é importante saber sobre este tema tão recorrente no ENEM e em outros vestibulares? Para responder isso, separei aqui, em tópicos, três coisas indispensáveis para o entendimento deste tema.

1. O que é o urbano?

Essa imagem de Paris dá uma boa noção do que é um ambiente urbano.

Essa perguntinha abstrata é respondida a partir da diferença deste meio para o meio rural. Tradicionalmente, definimos e delimitamos o urbano a partir da identificação de uma determinada concentração, em determinado espaço, de edificações e de pessoas que não exerçam atividades rurais ou o façam em proporção não significativa em relação às atividades ditas urbanas, como as comerciais, os serviços e as industriais.

 

2- O que é urbanização?

time

Urbanização é um termo utilizado por diversas áreas do conhecimento, como a arquitetura, por exemplo. Em geografia, o uso desse termo está associado ao crescimento populacional. Assim, o processo de urbanização ocorre quando a população urbana cresce em ritmo maior do que a população rural. É bem comum aparecerem questões com gráfico apresentando o crescimento da população urbana e da população rural, através de linhas. Nesse caso, você sabe que a população que cresce mais é aquela que cuja linha apresenta-se mais inclinada!
E não confunda urbanização com crescimento urbano. O crescimento urbano ocorre quando a área urbana se expande, ou seja, o espaço da aglomeração ou da concentração se torna maior!

 

3- Já sei o que é urbanização, mas que raios é metropolização?

Agora vem o pulo do gato!

A metropolização acontece quando uma cidade se torna metrópole. Tchadãããm! Mas o que é metrópole? Vamos lá!

A metrópole é aquela cidade que exerce influência (econômica, cultural, política, social) sobre outras cidades. Significa que, dentro da hierarquia urbana, sobretudo em escala nacional, a metrópole é a cidade mais importante!

Uma coisa importante e que deve ser lembrada: Existem diversos tipos tipos de metrópoles. Há metrópoles nacionais, regionais e até globais! As metrópoles globais recebem o nome de Cidades Globais e são importantes no mundo inteiro! Exemplo: Nova Iorque, Londres, São Paulo, Rio de Janeiro, Tóquio… Estas cidades são importantes pro mundo sob diferentes aspectos.

A metropolização está intimamente ligada com a urbanização. Pra uma cidade evoluir para o status de metrópole ela deve ser, antes de mais nada, um espaço urbano. Depois disso acontecer, conforme o crescimento em ritmo lento ou acelerado, esta cidade passa a acumular capital, pessoas, poder e mais um monte de coisa, acabando por influenciar outras cidades a imitarem seu modelo. Ou seja: essas cidades mais próximas (cidades satélites) às metrópoles passam a se “alimentar” de seu crescimento e a evoluir junto com ela, formando, em conjunto, uma região metropolitana.

Olha aí, agora que vocês já sabem uma porção de coisas sobre a Geografia Urbana, Paris está em festa!

Ou vocês preferem o Rio em festa?

Por: Renata Carvalho e Maurício Martins