• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

10 dicas para não ter uma volta às aulas horrível

Não sabe como estudar para o ENEM? Confira 10 dicas para não ter uma volta às aulas horrível!

volta às aulas

Sabe aquele dia em que tudo dá errado? Quando o relógio não desperta, o café queima, o cachorro do vizinho faz xixi na sua bicicleta, e você sai de casa com sangue nos olhos – tudo isso antes da sete? Pois é, esse dia tem um nome: segunda-feira de volta às aulas.

Pois é, a volta às aulas é um buraco negro de discórdia e sofrimento. Nossos antepassados devem ter feito falsete na Santa Ceia para que merecêssemos tal castigo. E para você, vestibulando, que se prepara para passar o ano com nervos à flor da pele e está morrendo de “nervousor” com o ENEM chegando? A volta às aulas é uma morte lenta e dolorosa. Por isso, nós listamos 10 coisas que você pode fazer para não ter uma volta às aulas horrível!

 

1. Adote o estilo good vibes

volta às aulas

Antes de mais nada, você tem que se converter ao “deboísmo”: não arranjarás treta onde puder. Nós sabemos, é difícil (é segunda-feira e ainda por cima você está de volta às aulas!), mas tente encarar os contratempos da vida com bom humor. Choveu no seu cabelo? Sem problemas, ótima semana para usar um laço! Pisaram no seu pé? Acontece, e você nem usa seu melhor tênis para ir para a a escola mesmo! A matéria está atrasada? Você tem o Descomplica para te ajudar! E por falar nisso…

2. Recupere o tempo perdido

volta às aulas

No ano passado, você vacilou e deixou a matéria atrasar. Agora, você está de volta às aulas e sente o terror tomar conta de você. Se acalme! Lembre-se: o “deboísmo” é seu pastor e nada lhe faltará.

Agora, vamos ser práticos: você precisa estudar se quiser passar no vestibular. Para ficar por dentro de tudo que você perdeu em pouco tempo, você pode acompanhar nossos Planos de Estudos. E, se ainda assim, a sua matéria acabar ficando muito, inexplicavelmente, terrivelmente, inegavelmente, assustadoramente, muito atrasada mesmo, você pode clicar aqui e conferir nossas dicas!

3. Tenha uma boa noite de sono

volta às aulas

Na volta às aulas, você tem que novamente se acostumar novamente a ter uma rotina e responsabilidades. Voltar a ler textão depois de semanas de vários nadas é desanimador. Por isso, é bom que você esteja em ótima forma para conseguir cobrir o máximo de matéria por dia!

Dormir bem é essencial para fixar o conteúdo. Não passe noites em claro revisando: é bom ter comprometimento, mas não adianta nada se matar de cansaço! Além disso, é importante ir para a prova descansado, afinal, são 90 questões em apenas quatro horas.

4. Monte um cronograma

volta às aulas

OK, pode ser difícil encontrar um espacinho para dormir no meio dos seus vários post-its. Por isso, você tem que se organizar em cada detalhe, até mesmo em sua agenda!

Separe um momento – repito: um momento, apenas um – para estudar e revisar a matéria. Nada de ficar doze horas devorando um livro de biologia para acabar tão exausto que nem um fatorzinho RH faça sentido. Claro que você não pode estudar menos que o necessário, mas saber dividir seu tempo entre as leituras e boas pausas para respirar e, sobretudo, entre cada matéria, pode ser o diferencial para que você aprenda tudo para mandar bem na hora H. Se você ainda tem dúvidas, é só clicar aqui e dar uma olhada nesse texto <3

5. Estude com anos anteriores

volta às aulas

No ano passado, você passou por toda a teoria, decorou cada página do seu caderno, mas não se sentia seguro para fazer sua prova. Que tal, nessa volta às aulas, reservar um tempinho para exercitar na prática? É importante saber a matéria em detalhes, mas mais importante ainda é conhecer como o ENEM costuma cobrá-la. Refaça as provas anteriores e procure simulados

6. A redação.

volta às aulas

Não precisa dizer mais nada. A volta às aulas mal começou e seus professores já estão te dando nervoso de tanto falar que a redação é a parte mais importante da prova, que contabiliza mais pontos do que qualquer outra área, etc. E eles não estão mentindo. Porém, te encher de medo não vai ajudar em nada.

Você precisa, sim, escrever um texto exemplar – e nunca duvide que você pode! Mesmo que sangue de exatas corra nas suas veias, escrever um bom texto não precisa ser difícil! Você pode dar uma olhada em redações dos anos anteriores para ficar por dentro dos temas que já caíram; já tivemos redações sobre o movimento migratório, a Lei Seca e publicidade infantil, e saber disso é muito importante para conhecer mais ou menos o que a banca costuma cobrar.

Aqui no Desconversa, temos também materiais para te dar aquela força para fazer uma boa redação. Toda semana, postamos Temas de Redação e Redações Exemplares para te ajudar a conseguir sua nota 1000!

7. O desespero tomou conta de mim. E agora?

volta às aulas

Fique calmo! Sabemos que existe muita pressão em cima de você. Não é fácil ter que encarar uma das provas mais importantes da sua vida antes mesmo dos seus 20 anos! Antes de mais nada, você tem que saber que vai ficar tudo bem. Mesmo que as coisas pareçam bem ruins. O ENEM é sobretudo uma prova de resistência; suas questões não são tão difíceis, mas encarar 90 delas em quatro horas é pesadíssimo.

Então, o que você tem que fazer nessa volta às aulas é respirar fundo e ficar tranquilo: uma boa lida em cada questão é a chave para encontrar a resposta certa. Não se atrapalhe e não perca a atenção para não cair em pegadinhas, e você vai perceber que a prova é muito mais fácil do que parece.

8. OK, já estou mais calmo. Mas e o tempo passando?

volta às aulas

Volte às nossas dicas 3 e 4. Se você já organizou seu tempo para a volta às aulas, não tem treta! Não funcionou? OK, nós te entendemos. Sabemos que você está nervoso. Mas tenha em mente que isso tudo é só expectativa, tá? Na hora da prova, é tudo muito mais tranquilo, especialmente se você estiver concentrado. Não se deixe abalar por aquela questão que você não sabe, ou por aquelas duas opções que parecem certas. Apenas abstraia! Tudo pode dar certo se você manter a calma.

9. Mas eu nem sei o que eu quero da minha vida!

volta às aulas

A volta às aulas é uma época de azar e lágrimas, em que a bad bate com força. As opções são muitas e as dúvidas também – afinal, é o emprego em que você vai passar o resto da sua vida. Sabemos que é uma decisão cruel. Por isso, você deve reavaliar sua vida na escola e procurar entender: o que você mais gostou de estudar? Com o que você gostaria de trabalhar? Você prefere estabilidade, felicidade ou ambos? Se tiver dificuldade, você pode dar uma olhada nessas dicas para descobrir sua profissão ideal e nesse quiz para descobrir se você é de humanas ou de exatas <3

10. E se eu não passar?

volta às aulas

Fique. Calmo. Relaxe! Não perca a cabeça com aquela questão que você sabia e errou, nem com aquela nota mais baixa no SISU – às vezes, ela nem conta tanto assim! É possível passar sem acertar todas as 180 questões, e, mesmo que a situação fique difícil, existem várias reclassificações ao longo de dois semestres. Quem sabe você não entra numa delas? Apenas respire fundo. Não deixe a neurose estragar (mais ainda) a sua volta às aulas. Se você seguir todas as nossas dicas ao longo deste ano, é certo que há uma vaguinha bem ali esperando por você 😉

MELHORE AINDA MAIS SUA VOLTA ÀS AULAS! CONFIRA NOSSO GABARITO ENEM 2015!