• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Instrumentos ópticos

Fala, Galera! Hoje vamos descobrir o que são os instrumentos ópticos e saber melhor sobre alguns deles.

Os instrumentos ópticos são instrumentos bem comuns no nosso dia-a-dia como, por exemplo, o microscópio, a luneta, a lupa, projetores, e acredite, o olho humano é também um exemplo de instrumento óptico.

  • A máquina fotográfica e as filmadoras possuem o mesmo princípio óptico de projeção, porque fornecem uma imagem real. Essa imagem é projetada sobre uma película sensível à luz, sobre um filme fotográfico ou até mesmo sobre um dispositivo semicondutor. Basicamente, uma câmera fotográfica é constituída por uma câmara escura, uma lente objetiva, um diafragma e um filme. O diafragma tem como função permitir a entrada de luz no interior da câmara escura. O filme é disposto sempre perpendicular ao eixo principal da lente objetiva.

  • Na Física, chamamos de lupa uma lente convergente que fornece uma imagem virtual, direita e ampliada de um objeto real colocado a uma distância menor que a distância focal da lente. Caso a lente e o objeto observado estejam fixos em suportes que facilitem sua utilização e sua visualização, o instrumento óptico é chamado de microscópio simples.

Até a próxima pessoal!!