• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Hoje é dia do vestibulando!

Eles merecem! Eles merecem! Parabéns a todos os vestibulandos do Brasil pelo #diadovestibulando!!!!

Pra comemorar, o Descomplica em parceria com o Coquetel Conhecer está sorteando kits para facilitar ainda mais a sua vida no vestibular!

Os três primeiros lugares levam cada um 1 assinatura trimestral no Descomplica +  1 kit Coquetel Conhecer (05 revistas Coquetel Conhecer + 01 livro Como Pensar).

Do quarto ao décimo lugar ganham cada um 1 Kit Coquetel Conhecer(05 revistas Coquetel Conhecer + 01 livro Como Pensar).

Para participar é muito fácil: basta curtir a página do Descomplica no Facebooke ir lá na aba Promoção Dia do Vestibulando.

E como nada aqui passa despercebido, uma curiosidade: Você sabe como surgiu o fantasma do vestibular?

O vestibular foi criado no Brasil em 1911, por um político chamado Rivadávia da Cunha Corrêa, que decidiu fazer um exame para selecionar quem poderia entrar nas universidades públicas. Antes de 1911, só entravam nessas universidades estudantes vindos de colégios tradicionais, como o Dom Pedro II, do Rio de Janeiro. O problema é que o número de candidatos começou a ultrapassar o número de vagas nas universidades – situação que foi piorando ano após ano e permanece até hoje.

E, se você acha os exames atuais pauleiras, saiba que nos primeiros vestibulares os alunos faziam, além dos testes escritos, exames orais! =O As provas continham quase sempre duas grandes matérias: línguas (português e uma língua estrangeira) e ciências (o equivalente hoje a matemática, física e química). Para complicar ainda mais as coisas, os testes do vestibular tinham questões que abordavam não só o que os alunos haviam aprendido até o colegial como ainda conteúdos relativos ao primeiro ano da faculdade. E como os candidatos a calouro se viravam? Pois, é, eles acabavam recorrendo a aulas especiais, o que provocou o surgimento dos cursinhos.

Os primeiros exames unificados – uma só prova que valia a entrada em várias faculdades – começaram a surgir na década de 1960.  A disputada e temida Fuvest, maior vestibular do Brasil hoje em dia, surgiu em 1976, e na época selecionava candidatos às três universidades públicas do estado de São Paulo: USP, Unesp e Unicamp.

(via Mundo Estranho)