• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Vestibular UERJ 2009

Na estréia do blog Desconversa de História, acredito que o assunto não poderia ser outro: o 1° exame de qualificação da UERJ, realizado no último dia 22 de junho. Já que esse espaço tem como objetivo orientar os vestibulandos, creio que uma breve análise da prova de Ciências Humanas, especificamente das questões de História, será de grande utilidade.

A prova em questão não privilegiou, como em anos anteriores a tão “perseguida” interdisciplinaridade. Percebi questões com conteúdos bem definidos e associados diretamente às disciplinas História e Geografia. E ainda: uma abordagem mais significativa do tempo histórico. Nessa perspectiva, cabe lembrar das questões 44 e 54, que exigiram dos candidatos conhecimento específico e relativo ao período do Regime Militar brasileiro e da política econômica do alvorecer da República – o Encilhamento – respectivamente.

O exame também deixou clara a preocupação da banca com questões conceituais próprias das Ciências Humanas. Basta revermos a prova. As questões 49 e 56 – apesar das diferentes temporalidades – exigiram domínio de conceitos como território, identidade nacional, desenvolvimentismo e autoritarismo. Nesse ponto, a banca se mostrou coerente com os eixos interdisciplinares propostos no edital do concurso.

Confesso que senti falta de questões sobre a Era Vargas. Como há uma preocupação da banca com “processo sócio-histórico de construção da sociedade brasileira do século XIX aos dias atuais”, acredito que uma abordagem sobre os pilares políticos, econômicos e sociais – construídos na época do nacional-estatismo de Vargas – seria de suma importância. Espero o retorno dessa questão, quem sabe, no 2° exame…

De maneira geral, a prova de História do 1° exame foi de fácil resolução, exigindo dos candidatos conteúdos tradicionalmente explorados pela prova e, também, as já conhecidas competências e habilidades, principalmente, a capacidade de interpretação de textos, gráficos e representações cartográficas.

Bom, por enquanto é isso. Do mais espero que o nosso primeiro contato tenha sido proveitoso. E que as contribuições futuras ao blog de História possam trazer cada vez mais benefícios a vocês. Por isso, comentem, participem.

Um grande abraço e até a próxima!