• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Vestibular de inverno da PUC

Olá!

Aproveito novamente o espaço para comentar mais uma prova do vestibular do Rio de Janeiro. Trata-se do vestibular de inverno da PUC, realizado no último final de semana (nos dias 12 e 13 de julho).

A prova não trouxe muitas surpresas quanto ao conteúdo cobrado. Também não exigiu um conhecimento muito específico e tampouco sofisticado.

Os temas foram, de uma maneira geral, “clássicos”. Destaque para a questão que tratava da transferência da família real portuguesa para o Brasil. A banca exigiu do candidato capacidade de interpretação sobre a pintura de Jean Baptiste Debret, mais precisamente, conhecimento acerca das redes de sociabilidade e de hierarquia do período histórico representadas na imagem. Boa questão!

Ainda na prova discursiva, outro ponto abordado foi o processo de Descolonização afro-asiática. Detalhe: assunto cada vez mais explorado pelos vestibulares do RJ. Por fim, a PUC cobrou outro tema muito comum: a Guerra Fria.

Na prova objetiva, os conteúdos exigidos foram: a Conjuração Mineira de 1789, o governo Juscelino Kubistchek (1956-1960), as Ditaduras Militares latino-americanas e os acontecimentos que marcaram o importante ano de 1968, no Brasil e no mundo. Tal assunto, assim como a chegada da Corte portuguesa ao Brasil em 1808, caracteriza certas comemorações em 2008, presentes tanto na mídia quanto no meio acadêmico. Percebe-se que alguns vestibulares ainda se mostram previsíveis quanto à recuperação de fatos históricos “aniversariantes”.

Apesar de ter sido uma prova de fácil resolução, o vestibular de inverno da PUC pode servir para vocês orientarem seus estudos. Então, vamos a eles (link para as provas)…

Grande abraço e até a próxima!

Professor Bruno Marques.