• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Questões Comentadas: Crise de 1929 e Revolução Russa

Leia o resumo Capitalismo em risco: Revolução Russa e a Crise de 1929 e resolva os exercícios abaixo.

1. (ENEM) Texto I

A Europa entrou em estado de exceção, personificado por obscuras forças econômicas sem rosto ou localização física conhecida que não prestam contas a ninguém e se espalham pelo globo por meio de milhões de transações diárias no ciberespaço.

ROSSI, C. Nem fim do mundo nem mundo novo. Folha de São Paulo, 11 dez. 2011 (adaptado).

Texto II
Estamos imersos numa crise financeira como nunca tínhamos visto desde a Grande Depressão iniciada em 1929 nos Estados Unidos.

Entrevista de George Soros. Disponível em: www.nybooks.com. Acesso em: 17 ago. 2011 (adaptado).

A comparação entre os significados da atual crise econômica e do crash de 1929 oculta a principal diferença entre essas duas crises, pois

a) o crash da Bolsa em 1929 adveio do envolvimento dos EUA na I Guerra Mundial e a atual crise é o resultado dos gastos militares desse país nas guerras do Afeganistão e Iraque.

b) a crise de 1929 ocorreu devido a um quadro de superprodução industrial nos EUA e a atual crise resultou da especulação financeira e da expansão desmedida do crédito bancário.

c) a crise de 1929 foi o resultado da concorrência dos países europeus reconstruídos após a I Guerra e a atual crise se associa à emergência dos BRICS como novos concorrentes econômicos.

d) o crash da Bolsa em 1929 resultou do excesso de proteções ao setor produtivo estadunidense e a atual crise tem origem na internacionalização das empresas e no avanço da política de livre mercado.

e) a crise de 1929 decorreu da política intervencionista norte-americana sobre o sistema de comércio mundial e a atual crise resultou do excesso de regulação do governo desse país sobre o sistema monetário.

 

2. (FUVEST) Da Grande Depressão, ocorrida no mundo capitalista com a crise econômica de 1929, resultou:

a) o desemprego, o reforço do liberalismo e a modernização do setor industrial.

b) a arte expressionista, um avanço dos movimentos anarquistas e o Nazi-Fascismo.

c) o intervencionismo estatal, múltiplos problemas sociais e nova corrida armamentista.

d) o surgimento do neoliberalismo, o fim da hegemonia europeia e a popularidade das correntes culturais existencialistas.

e) o sucesso dos partidos socialistas ocidentais, o recuo do desemprego e o início de uma aproximação com a União Soviética.

 

3. (Fgv) Em abril de 1917, o líder bolchevique Lenin, exilado em Zurique (Suíça), voltou à Rússia lançando as Teses de Abril. Nesse programa político é incorreto afirmar que Lenin propunha a/o:

a) formação de uma República de sovietes;

b) concessão à defesa nacional, dando total apoio ao governo provisório;

c) nacionalização dos bancos e das propriedades privadas;

d) reconstituição da Internacional;

e) controle da produção pelos operários.

 

 

GABARITO

  1. B

Comentário: Podemos perceber que a letra B nos retrata bem o ocorrido nas duas crises, sendo superprodução e supercrédito. A opção A nos remete a guerras ocorridas após segunda guerra mundial, portanto, está errada. As questões C, D e E fazem associações errôneas no que se refere ao mercado atual e apresenta falhas nas afirmações da crise de 1929.

  1. C

Comentário: Os itens incorretos na letra A e B, respectivamente, são a citação do liberalismo e arte expressionista. A correta seria a letra C, principalmente por conta de sua afirmação sobre o intervencionismo estatal, que passa a ocorrer após a crise. Os erros mais impactantes nas questões D e E são, respectivamente, a citação do neoliberalismo, quando na verdade surge o Keynesianismo, e a aproximação com a URSS, que só ocorre em 1991.

  1. B

Comentário: Todas as afirmativas nos levam a pontos importantes e corretos em relação a Revolução Russa, menos a letra B, pois sugere que os Bolcheviques davam apoio ao governo provisório, quando na verdade eram seus inimigos e tinham a intenção de derrubá-lo. Estamos em um contexto de revoluções de fevereiro.