• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Questões Comentadas: Revoluções Francesas

Leia o resumo “Como ocorreram as Revoluções Francesas?” e resolva os exercícios abaixo.

Como ocorreram as revoluções francesas?

1. (Cesgranrio) Durante a Revolução Francesa, a radicalização, típica da “Época da Convenção” (1792-5), caracteriza-se pela:

a) Promulgação da “Declaração Universal dos Direitos do Homem”;
b) aprovação da “constituição civil do clero” por Luiz XVI;
c) instituição de um regime político e social de caráter democrático – o Diretório;
d) criação de tribunais revolucionários e a abolição dos direitos senhoriais;
e) pacificação da Europa, a partir da paz entre a França e a Inglaterra

 

2. (FUVEST) Do ponto de vista social, pode-se afirmar, sobre a Revolução Francesa, que:

a) teve resultados efêmeros, pois foi iniciada, dirigida e apropriada por uma só classe social, a burguesia, única beneficiária da nova ordem.
b) fracassou, pois, apesar do terror e da violência, não conseguiu impedir o retorno das forças sócio-políticas do Antigo Regime.
c) nela coexistiram três revoluções sociais distintas: uma revolução burguesa, uma camponesa e uma popular urbana, a dos chamados “sans-culottes”.
d) foi um fracasso, apesar do sucesso político, pois, ao garantir as pequenas propriedades aos camponeses, atrasou, em mais de um século, o progresso econômico da França.
e) abortou, pois a nobreza, sendo uma classe coesa, tanto do ponto de vista da riqueza, quanto do ponto de vista político, impediu que a burguesia a concluísse.

 

3. (ENEM) Em nosso país queremos substituir o egoísmo pela moral, a honra pela probidade, os usos pelos princípios, as conveniências pelos deveres, a tirania da moda pelo império da razão, o desprezo à desgraça pelo desprezo ao vício, a insolência pelo orgulho, a vaidade pela grandeza de alma, o amor ao dinheiro pelo amor à glória, a boa companhia pelas boas pessoas, a intriga pelo mérito, o espirituoso pelo gênio, o brilho pela verdade, o tédio da volúpia pelo encanto da felicidade, a mesquinharia dos grandes pela grandeza do homem.

(HUNT, L. Revolução Francesa e Vida Privada. In: PERROT, M. (Org.) História da Vida Privada: da Revolução Francesa à Primeira Guerra. Vol. 4. São Paulo: Companhia das Letras, 1991 (adaptado))

O discurso de Robespierre, de 5 de fevereiro de 1794, do qual o trecho transcrito é parte, relaciona-se a qual dos grupos político-sociais envolvidos na Revolução Francesa?

a) À alta burguesia, que desejava participar do poder legislativo francês como força política dominante.
b) Ao clero francês, que desejava justiça social e era ligado à alta burguesia.
c) A militares oriundos da pequena e média burguesia, que derrotaram as potências rivais e queriam reorganizar a França internamente.
d) À nobreza esclarecida, que, em função do seu contato, com os intelectuais iluministas, desejava extinguir o absolutismo francês.
e) Aos representantes da pequena e média burguesia e das camadas populares, que desejavam justiça social e direitos políticos.

 

GABARITO

1. D

Resolução passo a passo: Tribunais revolucionários são instaurados durante a convenção para tentar organizar os eventos que estavam ocorrendo, porém, talvez só tenha incitado mais a violência. Durante a Convenção Nacional, os seus organizadores eram os jacobinos, tendo como líder Robespierre.

 

2. C

Resolução passo a passo: A terminologia atual para tratar de Revolução Francesa seria “Revoluções Francesas”. Estudos dão uma nova visão do evento, mostrando como o terceiro estado era dividido e conflituoso, o que leva a três revoluções, cada uma com suas perspectivas e ideais. Em um primeiro momento se viram unidas, porém, com o passar o tempo, as coisas foram ficando diferentes.

 

3. E

Resolução passo a passo: Robespierre representava essas classes, que desejavam mudanças bem expressivas, e mostrava como era variada a luta de interesses durante a Revolução Francesa. Em um período conhecido como “Terror”, o líder dos revoltosos tentava alcançar os objetivos das camadas mais populares.