• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Questão UFF: Breve comentário…

Olá aos leitores do Desconversa!

Prova  objetiva da UFF 2010. Questão versava sobre movimentos de contestação da ordem durante a ditadura militar.

No campo da Literatura, no período dos governos militares, várias narrativas envolveram os desejos de mudanças na sociedade brasileira, seguindo a linha de defesa dos direitos individuais e democráticos da pessoa humana. Além de João Cabral de Melo Neto (citado por José Castelo, no Texto II, linha 1), que traduzia esses sentimentos de forma poética, outro grande autor foi Antonio Callado, principalmente em seu livro onde a luta guerrilheira é enfatizada. Dentre as guerrilhas organizadas no imediato pós-1964, a que mais se destacou:

A) de Palmares, dominada em 1965.

B) a do Contestado, inaugurada em 1966.

C) a de Caparaó, desbaratada em 1967.

D) a de Aragarças, cujos membros foram presos em 1970.

E) a de Canudos, eliminada em 1984.

Vamos primeiro apontar os erros nas alternativas para depois conversarmos sobre a correta. A Guerrilha dos Palmares surgiu em 1969, como resultado da união do Comando de Libertação Nacional (Colina) com a Vanguarda Popular Revolucionária (VPR) de Carlos Lamarca. Logo não poderia ter sido dominada em 1965.

O Movimento do Contestado (1912 – 1916) se insere em um quadro de movimentos rurais na primeira república, um conflito armado entre a população cabocla e os representantes do poder estadual e federal, região fronteiriça disputada pelos estados brasileiros do Paraná e de Santa Catarina. Assim como a Guerra de Canudos, cujo o expoente maior foi o beato Antonio Conselheiro, que apresentava uma série de críticas ao governo republicano, principalmente de cunho religioso e social.

A revolta de Aragarças ocorreu no governo JK, foi uma das poucas rebeliões militares ocorridas em seu governo. Cabe lembrar que JK promoveu grandes medidas que agradavam os militares. Como por exemplo, os altos investimentos nas forças armadas, cerca de 1/4 do orçamento, assim como a concessão de cargos a militares que geralmente eram entregues a civis, como a presidência da Petrobras. O presidente bossa nova anistiou os revoltosos, após controlar a rebelião.

Resposta correta: A Guerrilha de Caparaó (gabarito Letra C) foi o primeiro movimento de contestação do Regime Militar. Ocorrido na Serra de Caparaó, no Espírito Santo, se inspirava e era apoiado financeiramente pelo movimento de Sierra Maestra (Revolução Cubana). Tempos mais tarde, o Governo Cubano começou a apoiar Carlos Marighella. Sem sustentação o movimento acabou cometendo alguns atos que assustaram a população local. Além disso, um surto de peste bulbônica teria facilitado o controle pelas tropas militares que anaquilaram o movimento em 1967.

Até breve. Abraços!