• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

“Olha a Guerra! É mentira!”: descubra como a quadrilha pode ensinar tudo sobre 1ª Guerra Mundial

primeira guerra mundial

“Simbora!”

Você, que está ensaiando para a festa junina da sua escola, do seu cursinho, da sua igreja, da sua rua ou até mesmo para a sua festa em família: depois de ler essa lista, você vai ver que pode aprender tudo sobre 1ª Guerra Mundial, aquela disputa imperialista que se iniciou no final do século XIX e foi acentuada pelos nacionalismos (pan-germanismo e pan-eslavismo) enquanto está dançando e se divertindo. Duvida? Confira aqui:

1. Formando os casais para dança: a Política de Alianças

Esse é um momento mega constrangedor. Quando começa a tocar a música, você está sentado e precisa escolher seu par para poder dançar. É um momento delicado também, já que escolher um par errado pode acarretar em pisões no pé ou fazer feio no meio do anarriê. Pois bem, a escolha de parceiros também aconteceu no período que antecedeu a Primeira Guerra Mundial. Alemanha, França e Inglaterra, principais nações da Europa formariam seus blocos políticos em um período conhecido como “Paz Armada”. Alemanha formaria a Tríplice Aliança ao lado do Império Austro-húngaro e Itália (trocando de lado depois) e a França e Inglaterra formariam a Tríplice Entente ao lado da Rússia.

primeira guerra mundial

A Diplomacia foi muito utilizado no período que antecedeu o conflito armado.

2. A Quadrilha começa: e a Guerra de Movimento também

Eis que, de repente, a música começou e quando você percebeu estava de um lado pro outro no meio da roda. A Primeira Guerra também teve um início abrupto, pois, apesar das nações conservarem a “Paz armada”, a tensão era perceptível principalmente entre as nações antagônicas. O assassinato do Arquiduque Francisco Ferdinando fez que a política de alianças fosse acionada, e rapidamente as nações deslocaram seus exércitos para o front de batalha. Esse período em que as tropas estavam coordenando suas estratégias ficou conhecido como “Guerra de Movimento”.

primeira guerra mundial

Os tanques foram bastante utilizados na Guerra de Movimento apesar do tamanho e peso elevado.

3. O Balancê, hora do descanso: Guerra de Trincheiras

Depois de ter cumprimentado as damas e os cavalheiros, ter realizado o “grande passeio” e ter pego o “caminho da roça” chegou a hora do “balancê”. Para você que não está acostumado com os termos, no “Balancê”  só se balança o corpo no ritmo da música, marcando o passo, SEM SAIR DO LUGAR. É justamente o que aconteceu no segundo momento da Primeira Guerra. As nações depois de terem avançado com suas tropas, encontraram resistências, com linhas de defesa extremamente sólidas. A saída encontrada foi cavar buracos para demarcar os territórios e tentar avançar sobre a tropa inimiga. Esses buracos eram as trincheiras, e tinham péssimas condições de saneamento básico, levando muitos soldados adoecerem.

primeira guerra mundial

As trincheiras mataram muitos homens devido a insalubridade do local

4. O casamento perfeito: Os Estados Unidos entram na Guerra

O casamento é o momento mais esperado durante a Festa Junina. O que aconteceu é que a Tríplice Aliança para vencer a 1ª GM precisou de um casamento perfeito, que aconteceu no ano de 1917 com a entrada dos Estados Unidos no conflito. A posição neutra do país americano foi desfeita quando os alemães torpedearam navios norte-americanos que levariam mantimentos para Europa. Prontamente, o congresso dos Estados Unidos declarou guerra a Alemanha e combateu a Tríplice Aliança ao lado da “Entente Cordiale”, formada por Inglaterra, França e (continua no próximo item!)…

primeira guerra mundial

A intervenção militar, como também o fornecimento de material bélico norte-americano, foram fundamentais para a vitória da Entente.

 

5. …Rússia! É Mentira!

Pois é, a Rússia até formou o tratado inicial da Tríplice Entente, porém uma série de agitações políticas em seu país fez com que ela assinasse o Tratado de Brest-Litovsky. Nesse tratado, já assinado pelo Governo Bolchevique, defendia-se a saída da Rússia da Guerra, uma vez que essa estava prejudicando a sua economia. Porém, para se retirar da Guerra, o governo bolchevique precisaria se livrar do controle da Polônia, Ucrânia e dos Países bálticos (Letônia, Lituânia e Estônia). Formou-se o “Cordão Sanitário” contra o socialismo soviético.

primeira guerra mundial

Saindo de fininho da 1ª GM pra mergulhar no Socialismo. Sacou sacou?

 

6. Hora de soltar os fogos! Acabou a Primeira Guerra Mundial!

Depois da entrada dos Estados Unidos na 1ª GM estava evidente que a vitória tenderia para o lado da Tríplice Entente. Os “quatro grandes” (Itália, Inglaterra, França e Estados Unidos) seriam responsáveis pela punição dos países que participaram do conflito ao lado da Tríplice Aliança, com destaque para a Alemanha. O Tratado de Versalhes foi o documento oficial gerado após a Conferência de Paz de Paris, e punia a Alemanha com sua desmilitarização e o pagamento de indenizações pesadíssimas, além da devolução de regiões estratégicas como a região da Alsácia-Lorena. Além do Tratado de Versalhes, o presidente norte-americano Woodrow Wilson, defendeu 14 pontos importantes após o conflito, sendo um deles a criação da Liga das Nações.

primeira guerra mundial

Falha na comemoração do fim da Grande Guerra. A gente sabe que veio uma Segunda Guerra depois disso.

Continue estudando a Primeira Guerra Mundial: leia um resumo sobre o assunto, resolva questões de vestibular e veja um mapa mental incrível para fixar todos os conceitos importantes sobre a Grande Guerra! 🙂