• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Os Fenícios

Como dito anteriormente, vou focar na discussão de assuntos de História Antiga e Medieval, devido a sua importância para a prova do ENEM. Sendo assim, a primeira discurssão será sobre o povo fenício.

Por volta do século XV a.C., os fenícios passaram a ocupar a região do atual Líbano. Território marcado pelo terreno irregular e banhado pelo Mar Mediterrâneo, fato que acabou incentivando o comércio marítimo e enfraquecendo a agricultura.

Politicamente os fenícios eram dominados por uma oligarquia marítima, que ascendeu devido ao forte comércio realizado entre outros povos. Essa forma de governo também ficou conhecida como Talassocracia. No entanto, os interesses da elite local acabavam evitando a formação de um poder centralizado, levando a fundação de várias cidades – estados.

Além de conhecidos como grandes comerciantes e navegadores, os fenícios também ficaram conhecidos como grandes artesãos, pela produção de tecidos finos (púrpura), pelo controle sobre a astronomia e pelas grandes viagens marítimas (Espanha, Inglaterra e dar a volta na África).

Culturalmente os fenícios ficaram conhecidos pela produção do alfabeto fonético, que deu origem as línguas clássicas, e também por serem politeístas.