• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

O Congresso de Viena (1815)

Olá, amigos do Desconversa!

Nosso papo de hoje será sobre a Restauração do equilíbrio europeu após a Era Napoleônica.

Este equilíbrio consiste no principal objetivo do Congresso de Viena (1815), uma reunião entre as principais potências européias como Áustria, Prússia, Rússia, Inglaterra, Portugal (elevação do Brasil à Reino Unido) e a França, que buscava restabelecer a velha ordem que vigorava antes de 1789.

Clemente Metternich, um dos mais ilustres nomes presentes no congresso, lançaria suas idéias a partir de dois princípios: o princípio da legitimidade , a defesa do retorno as antigas monarquias absolutistas com seus antigos representantes dinásticos e o princípio da territorialidade, 0 restabelecimento das antigas fronteiras européias, devolvendo a soberania a Estados e territórios que haviam sido anexados na expansão napoleônica.

A reunião previa ainda uma aliança militar entre as potências restauradoras, a Santa Aliança, uma reunião, inicialmente, entre o Czar ortodoxo da Rússia, o Imperador católico da Áustria e o príncipe protestante da Prússia, cujo objetivo seria conter a eclosão de movimentos que defenderiam dois ideais periogosos as monarquias absolutistas: o nacionalismo e o liberalismo.

Boa prova! Abraços.

Até breve!