• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Mapa Mental: O Mundo e a Grande Guerra

Ainda restaram dúvidas sobre a Primeira Guerra Mundial? Esse mapa mental aqui te ajuda! 😀

Mapa Mental: O Mundo e a Grande Guerra

 

O século XIX foi muito interessante para a Europa, já que consolidou ainda mais seu domínio mundial e foi marcada um grande clima otimista. Entretanto, apesar do aparente equilíbrio, a Europa vivia um clima muito tenso devido à política expansionista dos países e, ao mesmo tempo, a falta de territórios que já não fossem explorados. O capitalismo, trazido à tona pela revolução industrial, fez com que a busca por matéria-prima e novos locais para investir o capital excedente traçassem um novo rumo para o continente, desembocando no que ficou conhecida como a Grande Guerra ou Primeira Guerra Mundial.

Antecedentes

Os antecedentes da Primeira Guerra Mundial são as rivalidades entre Inglaterra e Alemanha (ocasionadas por disputas territoriais), entre França e Alemanha (revanchismo devido à Guerra Franco-Prussiana: entrega de Alsácia-Lorena), o Pan-Eslavismo Russo (devido aos interesses imperialistas russos), o nacionalismo Sérvio e a questão entre Rússia e Alemanha, sobre a construção da estrada de ferro Berlim-Bagdá (império otomano). A Europa estava à beira do caos devido à disputa que levou a um choque na busca por áreas de controle. Foi então que o Império Austro-húngaro enviou o arquiduque Francisco  Ferdinando à Bósnia e, quando ele chega ao país, é assassinado por um estudante sérvio residente na Áustria . Esse atentado foi conhecido como “Atentado de Sarajevo” (28/jun/1914) e foi o estopim para a Primeira Guerra Mundial.

Mapa Mental: O Mundo e a Grande Guerra

Assassinato do Arquiduque Francisco Ferdinando

A Grande Guerra

  • Guerra de Movimento: Momento inicial do conflito – Deslocamento das tropas sobre as nações inimigas, ainda sem grandes conflitos diretos (Alemanha tem destaque nesse momento).
  • Guerra de Trincheiras: Formação dos inúmeros campos de batalha com trincheiras, com perdas incalculáveis.
  • Ofensivas Finais:
    • Saída da Rússia em 1917;
    • Tratado de Bret-Litovsky (março/1918): não-agressão entre Alemanha e Rússia, que sai da Primeira Guerra Mundial para a Revolução de 1917;
    • Entrada dos EUA no conflito;
    • Vitória da Entente e hegemonia dos norte-americanos;
    • Rendição Alemã.

ESTE RESUMO COMPLETO SOBRE A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL ESTÁ TE ESPERANDO BEM AQUI!

Você também pode conferir como uma quadrilha de festa junina te ajuda a ensaiar os passos da Primeira Guerra Mundial e, depois, treinar todo o seu conhecimento adquirido com o resumo, mapa mental e lista, resolvendo exercícios de vestibular sobre o assunto! Tá esperando o quê para mandar muito bem nos estudos e ultrapassar os concorrentes? 😉