• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Mapa Mental: Liberalismo

Quer saber tudo sobre o Liberalismo? Confira este mapa mental maneiro que vai salvar a sua prova!

Mapa Mental: Liberalismo

Podemos entender que as origens do liberalismo remetem ao momento em que as bases do Antigo Regime foram destruídas por um grande processo revolucionário. O liberalismo criticava principalmente a estrutura do Antigo Regime, baseada no absolutismo monárquico, no mercantilismo e na sociedade aristocrática de privilégios. Ou seja, podemos entender a doutrina liberal com um conjunto de ideias que se opunham ao intervencionismo do Estado na economia, poder absoluto dos reis, sociedade estratificada e baseada em privilégios.

O primeiro grande movimento revolucionário que se baseou em ideais liberais foram as Revoluções Inglesas do século XVII, composta pela a Revolução Puritana e a Revolução Gloriosa. A Inglaterra foi a pioneira no rompimento com o Antigo Regime e a adoção do liberalismo. Após essas revoluções, os ingleses estabeleceram uma monarquia parlamentarista, limitando o poder do rei e fortalecendo a burguesia. A partir desse momento, “o rei reinava, mas não governava”.

Durante as Revoluções Inglesas um nome se destacou, John Locke. Esse intelectual ficou conhecido como um dos precursores do liberalismo, por defender uma ideologia liberal baseada em princípios básicos, como o direito à vida, à liberdade individual e à propriedade privada.

QUER SABER MAIS? DÁ UMA OLHADA NESTE RESUMO COMPLETO QUE VAI TIRAR TODAS AS SUAS DÚVIDAS!