• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Mapa Mental: América Latina Contemporânea

Você sabia que América Latina cai muito no vestibular? Confira este mapa mental feito especialmente para você e se prepare para arrasar na escola e no ENEM! :3

américa latina

É muito importante estudar América Latina para o vestibular, principalmente o período que compreende o século XX. Essas nações passaram por muitas transformações políticas e econômicas e, por conta disso, devemos esclarecer tudo de maneira simples, para que não apareçam mais dúvidas.

Argentina, Chile e Nicarágua são os conteúdos mais cobrados no vestibular quando América Latina contemporânea é abordada. Peronismo, o governo de Salvador Allende, as ditaduras militares – tanto argentina como a chilena – e o movimento sandinista são os tópicos comentados neste resumo.

Juan Domingos Perón foi eleito presidente em 1946 e posteriormente reeleito em 1951. Implantou um programa social apoiado pelo Partido Justicialista. Foi um presidente populista de caráter nacionalista e também paternalista. Aproveitando que a Argentina vivia um cenário econômico favorável, Juan Domingos Perón contou com o apoio operário para aplicar suas teorias. Junto de sua esposa Evita, Perón, enquanto esteve a frente do governo, intensificou o controle do Estado sobre a economia, nacionalizando vários setores (indústria, transporte, energia).

A inflação crescente na década de 1950, causada principalmente pelo custeamento das nacionalizações implementadas por Perón, não permitiram o presidente intensificar a política distributiva sem afetar os lucros das classes mais altas. Para conter o avanço da crise, Perón adotou medidas de austeridade econômica como, por exemplo. o racionamento do consumo energético, congelamento de salários e a elevação dos juros bancários. Essas medidas corroeram a base do “Peronismo”, que pode ser comparado ao “Varguismo” no Brasil.
QUER SABER MAIS? CLIQUE AQUI E FIQUE POR DENTRO DE TUDO SOBRE AMÉRICA LATINA CONTEMPORÂNEA!

Que tal viajar pro Chile hoje? Parece ser uma ótima ideia. Mas e se você tivesse que viajar na década de 1970 e 1980? O Descomplica te ajuda e te aponta os lugares que você NÃO poderia ir se tivesse que viajar pro Chile durante a Ditadura do General Pinochet. Quer ver quais são? Anota aí!

FICOU CURIOSO? CLIQUE AQUI E CONFIRA ESTA LISTA COMPLETA. ALÉM DE SE DIVERTIR, VOCÊ APRENDERÁ SOBRE A DITADURA DE PINOCHET!