• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

ONU, FMI e mais: não são super-heróis, mas essas 5 organizações vão tentar promover a estabilidade e a paz mundial!

ONU, FMI e mais: conheça 5 organizações que tentam promover a estabilidade e a paz mundial!

onu

Sabemos que super-heróis não são reais, mas, no lugar deles, existem 5 Organizações que promovem ações para garantir a paz e a estabilidade política, econômica e social no mundo todo. Vamos ver quais são essas organizações?

CONFIRA NOSSO GABARITO ENEM 2015!

1 – O Super-ONU

É um pássaro? É um avião? Não! É o Super-ONU! Fundada em 24 de outubro de 1945, na cidade de São Francisco (Califórnia, Estados Unidos), a ONU (Organização das Nações Unidas) é uma organização que se assemelha ao poder do Superman, pois é constituída por governos da maioria dos países do mundo. Ao todo, são 193 países membros tornando-a a maior organização internacional, cujo objetivo principal é colocar em prática todas as ações que possibilitem a segurança global, o desenvolvimento econômico, regramento dos países membros com a elaboração de leis internacionais, respeito aos direitos humanos e o progresso social como um esforço de cooperação.

onu

Superman é o ser mais forte existente na Liga, assim como a ONU é a mais poderosa das organizações

2 – O Incrível FMI

Se o Super-ONU é considerado mais forte, podemos dizer que o O Incrível FMI é o mais poderoso economicamente. Seu objetivo é estabelecer a cooperação econômica em escala global na tentativa de garantir a estabilidade financeira, promover financiamentos em estrutura, implantar medidas para geração de emprego, garantir o desenvolvimento sustentável e promover ações para tentar acabar com a pobreza.

onu

Sabemos que o Batman tem dinheiro por conta de suas engenhocas, assim como o FMI é o principal banco do mundo

3 – O Sentinela OMC

E, para controlar as relações comerciais, precisamos de um Sentinela! Exatamente por isso, o Sentinela OMC aparece aqui. Com objetivo de avaliar as relações comerciais, no intuito de zelar pelo interesse de países que sofrem pressões e que, em vários casos, ficam prejudicados, a OMC (Organização Mundial do Comércio) foi criada para ocupar um lugar de destaque no cenário mundial, no mesmo patamar em que se encontram importantes órgãos financeiros internacionais, como o FMI e o Banco Mundial.

onu

Quanto mais rápido a OMC agir, menos países serão prejudicados pelas relações comerciais ilegais

4 – O Capitão OTAN

O Capitão OTAN surgiu em 1949, no contexto da Guerra Fria. A OTAN consistia em um pacto militar entre as nações integrantes do bloco capitalista. Os países da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) estabelecerem que as nações envolvidas se comprometiam na colaboração militar mútua em caso de ataques oriundos dos países referentes ao bloco socialista.

onu

Todos os países membros da OTAN cooperam militarmente para preservar a paz no Ocidente

5 – A Espetacular UNESCO

A Espetacular UNESCO é a heroína que carrega o maior sentido de justiça. “Com grandes poderes, vem grandes responsabilidades”, e as responsabilidades da Espetacular UNESCO são imensas. UNESCO é a sigla para Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura. Foi fundada logo após o fim da Segunda Guerra Mundial, com o objetivo de contribuir para a paz e segurança no mundo, através da educação, da ciência, da cultura e das comunicações.

onu

A maior responsabilidade da UNESCO é trabalhar para melhorar o acesso a educação, ciência e cultura no mundo