• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Liberalismo x Neoliberalismo

Boa tarde, meus nerds favoritos!! 🙂

E aí, como é que anda essa semana de estudos de vocês? Todo mundo estudando muito nessa reta final até o Enem? Falta muito pouco, galera, vamos manter o foco e conseguir a tão sonhada vaga em uma universidade pública.

Outro dia estava descomplicando as dúvidas dos nossos queridinhos do Descomplica e me deparei com uma questão no PeR sobre um assunto muito relevante e resolvi compartilhar aqui com vocês:

No período pós 1ª guerra mundial até a crise de 29, o Estado Liberal era muito presente, principalmente nos EUA, porém, com a crise, o modelo Neoliberal foi adotado, a partir daí Estado começou a intervir na economia e oferecer benefícios a população, o começo do Welfare State.

Minha dúvida é: Se tudo isso veio a surgir com a ideologia keynesianista, então qual era a função do Estado Liberal?

*

*

Olá, boa noite!

Primeiramente, só corrigindo um errinho. Para que a Crise de 29 fosse superada, o governo dos Estados Unidos não utilizou a política neoliberal, mas sim a política do Estado Forte, aquele que interfere com frequência na economia, controlando-a.

Bom, a política liberal e a neoliberal são bastante semelhantes. A única diferença é que na primeira não há qualquer interferência do Estado na economia, enquanto que na segunda o Estado interfere em alguns momentos críticos, em que o governo precisa controlá-la para que atinga o equilíbrio. Dessa forma, o governo liberal era considerado como ideal, e até hoje continua sendo, só que com o passar do tempo houveram mudanças nesse modelo, passando o Estado a deixar a economia fluir naturalmente, tendendo ao equilíbrio sozinha, e só interferindo nela quando realmente necessário.

Espero ter descomplicado!

Bons estudos e até a próxima!

Guilherme Kudsi – Monitor de História – Equipe Descomplica.”

*

*

E aí, galera, alguém está afim de saber mais sobre os diferentes tipos de Estado? Estou pronto para descomplicar qualquer dúvida! 😉

Bons estudos e até a próxima! 🙂