Em 7 minutos você vai aprender 7 coisas sobre as Guerras Mundiais. Duvida?
É possível aprender 7 pontos importantes sobre as Guerras Mundiais em apenas 7 minutos? SIM! Confira abaixo sete tópicos essenciais sobre o assunto para quem vai prestar vestibular!
1. A Segunda Guerra Mundial foi uma extensão dos problemas não resolvidos na Primeira Guerra Mundial.
Coisas como as resoluções do Tratado de Versalhes, que especialmente puniram a Alemanha, levaram os ânimos a se exaltarem e a criarem um sentimento de revanchismo que que foi explorado pelo nazismo no Terceiro Reich alemão durante a Segunda Guerra Mundial.
Tratado de Versalhes
2. Não dá para confundir quem são os grupos que lutam nessas guerras
- Primeira Guerra Mundial
Tríplice Aliança: Alemanha, Império Austro-húngaro e Itália.
Tríplice Entente: Inglaterra, França e Rússia, que deixa a guerra por conta da Revolução Bolchevique.
- Segunda Guerra Mundial
Eixo: Alemanha, Japão e Itália.
Aliados: Estados Unidos, Reino Unido e União Soviética.

Será que em tempos de Facebook a articulação desses grupos seria dessa forma?
3. Houve uma desconfiança quanto a posição do Brasil perante a Segunda Guerra Mundial
Com o governo do Estado Novo de Getúlio Vargas, que era ditatorial e parecido com os governos fascistas europeus, achou-se que o Brasil apoiaria o Eixo, com Hitler, na Alemanha, e Mussolini, na Itália. Com a pressão do Estados Unidos da América, Vargas acabou por apoiar o país da América e, consequentemente, os aliados.

Presidente Vargas e Presidente Rossevelt, em visita ao Brasil
4. Getúlio Vargas declara guerra ao Eixo e é criada a FEB
Com o posicionamento oficial do presidente do Brasil, que se coloca em guerra contra os países do Eixo na Segunda Guerra Mundial, cria-se a Força Expedicionária Brasileira, uma força militar que foi para os conflitos. O curioso é que as pessoas recrutadas para fazer parte dessa força eram variadas: o imediatismo do recrutamento de forças levou bancários, imigrantes e inclusive alemães para tomar lugar nas trincheiras contra o Eixo.

Força Expedicionária Brasileira (Fonte: Portal FEB)
5. As duas Grandes Guerras deixam seus legados no contexto sociopolítico brasileiro
Com o fim da Segunda Guerra Mundial, o mundo sobre uma polarização por conta da Guerra Fria. Os presidentes do Brasil, portanto, são pressionados a tomar partido quando aos lados americano ou soviético dessa guerra.
.jpg)
Muro de Berlim: símbolo da Guerra Fria
6. A Guerra Fria também foi um desdobramento das Guerras Mundiais
Ora, se a Segunda Guerra foi um desdobramento da Primeira e a Guerra Fria foi uma extensão da Segunda Guerra, podemos dizer que a Guerra Fria está intrinsecamente ligada às Grandes Guerras, certo? Confuso? O importante é saber que durante esse “frio” todo, Estados Unidos e União Soviética disputavam a hegemonia mundial em todos os assuntos que lhe fossem possíveis: corridas armamentistas, espaciais, tecnológicas… E aí de quem não tomasse um partido entre esses dois inimigos!
7. A Ditadura Militar brasileira foi um desdobramento da bipolarização do mundo durante a Guerra Fria
O posicionamento do Brasil, portanto, passa a ser alinhado com as diretrizes americanas, se afastando de políticas de esquerda, socialistas e afins, culminando no que ficou conhecido como um período em que era reprimida a liberdade de expressão, entre outras coisas: o período de Ditadura Militar.
Você pode acompanhar todos esses pontos explicados pelo professor William no vídeo abaixo. Confira:
E aí, as Grandes Guerras ficaram mais claras pra você? Não esqueça de deixar suas dúvidas e comentários! =)