• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Dicas para a UERJ

Olá amigos do Desconversa!

Dedicarei este post para  trabalharmos, de forma geral, alguns temas que são cobrados com frequência no exame discursivo da UERJ, dentro os quais não poderia deixar de fazer um destaque especial sobre a história inglesa.

São raras as provas que não contam com uma questão que envolva a história inglesa e ela pode ser dos mais variados tipos. Exigindo que o candidato domine, por exemplo, o contexto inglês do século XVII (revoluções inglesas) e suas consequências para as áreas coloniais. Aliás, a história das treze colonias (EUA) é outro assunto de bastante relevância nesta prova. Normalmente as questões versam sobre o regime de negligência salutar ou as razões para o seu fim, desembocando no processo de independência.

A Revolução Industrial é outro assunto bastante importante da história inglesa. Questões que comparam a primeira Revolução Industrial com a segunda, cobrem as transformações econômicas, sociais e tecnológicas da Revolução. Podemos mencionar também a formação do movimento operário inglês o ludismo, cartismo e a criação dos sindicatos.

Fiquem ligados. Abraços.

Até Breve!