• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

3 características da Segunda Revolução Industrial representadas em clipes de música pop!

Aprenda três importantes características da Segunda Revolução Industrial para o seu vestibular com a ajuda de três divas do pop!

O desenvolvimento do liberalismo ao longo do século XIX foi um dos principais fatores que permitiram a eclosão da Segunda Revolução Industrial (ou Segunda Fase da Revolução Industrial). Você sabe quais foram as principais características desse período? Não?! Te ajudaremos a descobrir com o apoio de três clipes de divas do pop!

1.  Invenções

 

A Segunda Revolução Industrial apresentou importantes mudanças em relação à Primeira, como a substituição da principal fonte de energia do carvão mineral para a eletricidade e o petróleo. Mas, além disso, foi responsável por inúmeras invenções que facilitam nossa vida até hoje, como a lâmpada, o automóvel e o telefone, que teve um lugarzinho especial no clipe Telephone de Lady Gaga e Beyoncé.

2. Capitalismo Monopolista

Nessa nova fase da Revolução Industrial, houve a passagem do capitalismo industrial para o capitalismo monopolista. Ou seja, a livre concorrência predominante na Primeira Revolução Industrial foi reprimida pelos grandes monopólios, que acabavam impossibilitando o desenvolvimento de pequenas e médias empresas. Nesse período começaram a surgir grandes conglomerados econômicos a partir de trustes, holdings e cartéis. Agora ninguém mais entrava na guerra sozinho, assim como Taylor Swift que se reuniu com as suas amigas para lutar contra sua arquiinimiga Selena Gomes no clipe Bad Blood.

  1. Imperialismo

Uma das principais consequências da Segunda Revolução Industrial foi o imperialismo, realizado principalmente nos continentes asiático e africano. Diante do grande crescimento econômico gerado pela Revolução Industrial, a solução foi a expansão e investimento em outras regiões, juntamente com a busca de matérias-primas e mão de obra barata, visando aumentar cada vez mais os lucros. No entanto, a atuação de potências europeias foi extremamente dolorosa para populações africanas e asiáticas, como a atuação do rei Leopoldo da Bélgica, na região do Congo. A diva Rihanna, em seu clipe B*tch, better have my money, imersa em um atmosfera violenta em busca de dinheiro, assim como houve durante o imperialismo ocasionado pela Segunda Revolução Industrial.