Você só precisa dessas 3 pirâmides etárias para entender a dinâmica da população brasileira
Pirâmides etárias são gráficos que contabilizam a população de determinado lugar. Para você entender a dinâmica da população brasileira ao longo das décadas, é preciso saber ler esses 3 gráficos. E é o que nós vamos te ensinar.
1. A pirâmide com base larga e topo estreito.
Essa pirâmide é característica dos anos 1970 e 1980. Significa muitos nascimentos e uma população em sua maioria jovem. A população não chega a idades avançadas, por isso o topo é estreito. Isso acontecia porque a medicina não era muito desenvolvida, nem para aumentar a expectativa de vida, nem para os métodos anticoncepcionais.
2. Pirâmide com metade mais larga e base estreitando.
Nos anos 2000, a medicina já estava mais desenvolvida, ou seja, os métodos contraceptivos conseguiam chegar com mais facilidade no mercado. Percebe-se que a base diminuiu, porque houve menos nascimentos e o número de jovens e adultos aumentou.
3. Pirâmide com base cada vez mais estreita
Segundo o CENSO 2010, o número de filhos por mulher só vem diminuindo no Brasil. Por esse motivo a terceira pirâmide etária começa a ter a base cada vez mais estreita e aumenta o número de jovens, adultos e idosos.
E aí, conseguiram notar as mudanças? Saber interpretar gráficos é uma das competências do ENEM, então não deixe de tirar as suas dúvidas nas aulas do Descomplica!