• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

9 matrizes energéticas que podem cair na sua prova!

9 matrizes energéticas que podem cair na sua prova!

1. Petróleo

Com papel de destaque na matriz energética brasileira e de muitos outros países, o petróleo é uma matriz energética limitada e não renovável. Justamente por ser limitada, as reservas de petróleo encontram-se nos centros de muitos dos conflitos existentes hoje.

Trata-se de um combustível fóssil, e sua queima libera grandes quantidades de gás carbônico na atmosfera, o que agrava inúmeros problemas ambientais, como o efeito estuda e a chuva ácida.

O petróleo é de extrema importância como matriz energética e para a economia também

 

 

2. Gás Natural

O gás natural, assim como o petróleo, é uma fonte de energia natural não renovável e limitada. Trata-se de um combustível fóssil, uma mistura de hidrocarbonetos, composta normalmente, em sua maioria, por metano (um dos gases estufa).

As reservas de gás natural também envolvem questões políticas e, atualmente, são objetos de alguns conflitos.

9 matrizes energéticas que podem cair na sua prova!

Já imaginou?

 

 

3. Carvão Mineral

O carvão mineral é também um combustível fóssil, e é também altamente poluente. Trata-se de uma rocha sedimentar que passou milhões de anos soterrada.

Atualmente, é menos utilizado do que os outros combustíveis fósseis, mas foi a matriz energética que permitiu o desenvolvimento de máquinas e processos na Primeira Revolução Industrial.

 

4. Energia Nuclear

A energia nuclear é obtida através da fissão de átomos de urânio. É uma matriz energética não renovável e oferece um enorme risco de contaminação do ambiente, devido a acidentes nucleares e ao descarte incorreto do lixo atômico.

A energia nuclear não libera gases estufa, ou seja, não intensifica uma série de problemas ambientais. Além disso, não depende de fatores naturais e exige uma pequena área para a construção de uma usina, o que pode torná-la vantajosa.

9 matrizes energéticas que podem cair na sua prova!

 

5. Energia Hidrelétrica

Essa matriz energética é baseada na obtenção de energia elétrica aproveitando o potencial hidráulico de um rio. Tratando-se da obtenção de água por um rio, essa matriz mostra-se vantajosa do ponto de vista da renovação dos recursos. Além disso, a produção de gás carbônico e outros gases nocivos ao meio ambiente e as pessoas é extremamente reduzida, se comparada aos combustíveis fósseis.

Porém, essa matriz funciona com hidrelétricas, que são estruturas de grande porte e ocupam grandes áreas, além de causarem enormes alagamentos por conta de suas barragens, forçando a saída de populações ribeirinhas, alterando o curso e potencial de navegabilidade de rios e os ecossistemas ali presentes.

9 matrizes energéticas que podem cair na sua prova!

 

6. Energia Solar

Como o nome já sugere, a energia dessa matriz é proveniente dos raios solares. É uma matriz energética renovável e limpa, ou seja, não libera poluentes no ambiente. A energia é obtida através de painéis solares, que convertem a radiação solar em calor ou eletricidade. Depois de instalados, a manutenção desses painéis é relativamente barata.

Apesar de limpa e renovável, a energia solar possui algumas desvantagens, como o elevado custo de instalação das usinas e painéis e a necessidade de uma área extensa para captação da radiação solar.

“Sou eu, bola de fogo, e o calor tá de matar!”

 

 

7. Energia Eólica

Por utilizar os ventos na geração de energia, a matriz energética eólica é considerada renovável e limpa. O que não significa que não possua impactos sobre o meio ambiente.

A produção de energia eólica não gera poluentes e resíduos, tem um custo de instalação e manutenção relativamente barato, além de permitir que a área onde se encontram os aerogeradores seja utilizada para outros fins.

Em contrapartida, essa matriz é extremamente dependente dos regimes de ventos, o que resulta numa instabilidade na geração de energia, visto que não se controla os ventos. Além disso, os parques eólicos causam impactos ambientais como a poluição sonora, a morte de espécies de aves e até mesmo um impacto visual no ambiente onde é implantado.

9 matrizes energéticas que podem cair na sua prova!

 

8. Geotérmica

A energia geotérmica é proveniente do calor oriundo do magma presente no manto terrestre. A energia gerada não é proveniente diretamente do magma, mas da pressão e do calor gerado por ele. A energia é proveniente dos gases e da água quente obtidos através da perfuração do solo.

Trata-se de uma energia renovável e com emissão extremamente reduzida de gases poluentes e a instalação de uma usina exige uma área pequena. Em contrapartida, essa matriz se utiliza de um processo industrial extremamente caro e pouco rentável, pois os investimentos são altos e a eficiência é baixa. Além disso, pode ocorrer emissão de ácido sulfídrico, extremamente nocivo à saúde, e aumento da temperatura do ambiente devido ao calor perdido.

9 matrizes energéticas que podem cair na sua prova!

 

9. Biomassa

A Biomassa é uma matriz de energia renovável onde a energia é obtida através da combustão de substâncias de origem orgânica. Como o processo envolve a combustão de materiais, essa forma de energia é responsável pela liberação de gases prejudiciais ao meio ambiente. Porém, os impactos dessa forma de energia são menores, tendo em vista que demanda a existência de matéria orgânica que é capaz de tirar os gases nocivos, como o gás carbônico, da atmosfera.

Possui um baixo custo de operação, proporciona o reaproveitamento de parte dos resíduos, emite menos gases poluentes e possui alta eficiência energética.

Em contrapartida, o uso indevido pode gerar uma redução na biodiversidade e promover extensas áreas de queimadas e desmatamentos, causando desgaste dos solos, perda de nutrientes e emissão excessiva de gases.

Pirâmide de Biomassa

 

Depois desse resumo, não vai mais faltar energia para a sua prova do ENEM! Gostou? Compartilhe com os amigos e não deixe de comentar! =)