• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Questões Comentadas: Processo de Urbanização

Leia o resumo Como ocorre o processo de urbanização? Quais seus principais conceitos? e resolva os exercícios abaixo.

1. (Fatec) Considere as afirmações sobre a urbanização brasileira.

I. Embora os números referentes ao processo de urbanização possam conter algumas distorções,
resultantes das metodologias utilizadas, é inegável l que entre as décadas de 1950 até 1980 o Brasil
passou de forma intensa por esse processo.
II. No início da ocupação do território brasileiro, houve grande concentração de cidades na região
Sudeste. Esse fenômeno está associado ao processo industrial, que teve seu maior desenvolvimento
nessa região.
III. Num mundo cada vez mais globalizado, há um reforço do papel de comando de algumas cidades
globais na rede urbana mundial, como é o caso de São Paulo, importante centro de serviços
especializados.

Está correto o que se afirma em:

a) I, apenas.
b) II e III, apenas.
c) II, apenas.
d) I e III, apenas.
e) I, II e III.

 

2. (Unifal) Leia as afirmativas a seguir.

I – O êxodo rural é uma das causas da urbanização acelerada que acarreta, entre outros problemas, o aumento do desemprego e crescimento do setor informal das cidades nos países de industrialização tardia.
II – O crescimento da taxa de urbanização implica uma acentuada melhoria nas condições de vida da população dos países subdesenvolvidos.
III – O aumento das favelas, dos loteamentos clandestinos e da população sem-teto pode ser apontado como conseqüência do êxodo rural e da crescente urbanização.

Com base nessas afirmativas sobre urbanização, marque a alternativa correta.

a) Apenas I e II estão corretas.
b) Apenas I e III estão corretas.
c) Todas as alternativas estão corretas.
d) Apenas III está correta.

 

3. (UNEMAT)

A globalização da produção transformou algumas metrópoles em centros da economia internacional. Esses centros urbanos formam uma rede urbana por onde transita a maior parte do capital que circula pelos mercados financeiros mundiais. São as empresas sediadas nestes centros que lançam inovações tecnológicas e comandam os serviços especializados para a indústria, como a publicidade e o marketing.

(GUIMARÃES et al., 2007).

Como esses centros urbanos são denominados?

a) Megacidades.
b) Centros Regionais.
c) Cidades Globais.
d) Conurbação Urbana.
e) Megalópoles.

 

4. (PUC) Nos países industrializados, a migração campo-cidade tem como causa fundamental:

a) carência de melhores condições sociais no campo.
b) baixa produtividade agrícola.
c) pressão demográfica no campo.
d) dificuldade de aquisição de terras.
e) liberação de mão-de-obra pela mecanização.

5. (VUNESP)

Atualmente, ocorrem no mundo muitas transformações  na relação cidade-campo. Analise os quatro itens seguintes.

I. As atividades econômicas são administradas por um  mundo urbano e estão, cada vez mais, globalizadas. Entretanto, ao mesmo tempo em que o campo se  urbaniza, com a intensificação das trocas culturais, as  cidades também se ruralizam, pois muitos dos hábitos da cultura rural acabam arraigados em muitas partes  das cidades.

II. A extensão do capitalismo, a partir de profundas  transformações no processo produtivo, acabou emancipando a cidade e o campo, por meio de um novo  patamar que separa as atividades agrícolas das urbanas,  dando amplo controle aos fazendeiros do que se  produz no campo.

III. A fusão entre agricultura e indústria e, atualmente, a  incorporação dos setores terciário e quaternário formam  o verdadeiro complexo agroindustrial, o que  vem completar definitivamente a integração cidadecampo.  Com estas transformações, a separação  setorial é reduzida e a correspondente divisão territorial  do trabalho, amplamente alterada.

IV. Com a pressão da homogeneização de valores que  expressam um mundo urbano, o campo não conseguiu  resistir à pressão da cidade. Hoje temos um  mundo único e urbano, que eliminou a cultura rural.

Estão corretos somente os itens

a) I e II
b) I e III
c) I e IV
d) II e III
e) III e IV

GABARITO

1. D

Comentário: 

A urbanização brasileira ocorreu de forma muito rápida e antes do processo de implantação de infraestrutura capaz de comportar esse crescimento, causando grandes transtornos nos maiores centros urbanos do país.

 

2. B

Comentário: 

O Êxodo Rural foi um movimento significativo para a compreensão da realidade da densidade democrática tão elevada nas grandes metrópoles. Sem esse movimento, a realidade brasileira seria bem distinta, principalmente pela diminuição das periferias, mas a revolução verde, sem a reforma agrária tão necessária, não deixou grandes alternativas aos moradores das áreas rurais brasileiras.

 

3. C

Comentário: 

A globalização possibilitou ao mundo uma homogeinização dos espaços. A relação em rede dos espaços, resultado da influência das grandes cidades mundiais, através dos fluxos de informação, demonstra que a barreira da distância física se torna cada vez menor com o avanço da tecnologia, deflagrado essa nova realidade mundial, de reprodução de produtos e modelos oriundos desses grandes centros urbanos.

 

4. E

Comentário: 

A migração campo-cidade se apoiou em diversos fatores, que caminharam para a criação de metrópoles e regiões metropolitanas, unindo cada vez mais regiões distantes.  A aproximação dessas regiões se dá pela busca de melhores condições de vida e oportunidades de trabalho atraentes, frente a precarização do trabalho no campo.

 

5. B

Comentário: 

É preciso estar atento às mudanças contínuas na relação campo-cidade, porque, apesar do crescimento urbano, o campo, principalmente pelo agronegócio, apesar de ter perdido o contingente populacional que anteriormente era maioria, ainda detém grande valor econômico, fruto da mecanização do campo oriunda da revolução verde. Apesar de ganhar ares de um campo-urbano, com inovações tecnológicas e pesquisas para produtos rurais tão relevantes quanto no espaço urbano, ainda é visível  a distinção entre os dois espaços, o rural e o urbano.