• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Questões Comentadas: Migrações Brasileiras

Leia o resumo “Como ocorreram as migrações brasileiras?” e resolva os exercícios abaixo.

Questões Comentadas: Migrações Brasileiras

1. (UNIFOR) A região que forneceu o maior contingente de colos-imigrantes para a ocupação da fronteira agrícola, no Mato Grosso, Rondônia e Acre, durante os anos 70 e 80, foi a:

a) Norte
b) Nordeste
c) Centro-Oeste
d) Sul
e) Sudeste

 

2. (FUVEST) Com base na análise da ilustração e nos conhecimentos sobre as migrações no Brasil, com destaque para as nordestinas, pode-se afirmar:

Questões Comentadas: Migrações Brasileiras

(01) As migrações internas no Brasil, ao longo da sua história, sempre ocorreram no sentido Centro-Oeste/Sul.
(02) A seca, a pobreza e a atração econômica exercida pelas outras regiões brasileiras foram os principais motivos dos fluxos migratórios extra-regionais dos nordestinos.
(04) O Estado de São Paulo, nas últimas décadas, tem recebido grande número de migrantes, porém, já não é tão receptivo aos nordestinos quanto no passado, em virtude, sobretudo, da saturação do mercado de trabalho para a mão-de-obra não qualificada.
(08) O aumento da população do Nordeste e o seu desenvolvimento econômico provocaram a formação de novos fluxos, voltados para as regiões de criação de gado do Centro-Oeste, da Amazônia e do Sul, colocando São Paulo em segundo plano, no volume de migrantes nordestinos.
(16) A “migração de retorno” é formada por pessoas de mais de 50 anos, com alta escolaridade, que são atraídas pela boa qualidade de vida do Nordeste.
(32) A migração realizada entre os estados do Nordeste é relativamente baixa, porque os benefícios fiscais dos governos estaduais atraíram inúmeras indústrias, cujo mercado de trabalho absorveu toda a mão-de-obra disponível em seus estados.
(64) As grandes secas foram marcadas pela transumância realizada pelos “corumbas”, do Sertão semi-árido para o Litoral e para a Zona da Mata úmidos, onde trabalhavam geralmente em empregos sazonais ou temporários.

 

3. (UERJ 2012/1) Observe o mapa abaixo:

Questões Comentadas: Migrações Brasileiras

Com base no mapa, é possível associar a macrorregião brasileira com maior proporção de migrantes à presença da seguinte dinâmica socioespacial:

a) criação de área turística
b) formação de distrito industrial
c) ampliação de reserva ambiental
d) expansão da fronteira agropecuária

 

 

Gabarito

1. D

Comentário: Historicamente a região sul teve seu território destinado à economia agrária, porém, com a urbanização e desenvolvimento de outros tipos de atividade, o lote dos lotes rurais foi encarecendo. Ao mesmo tempo houve o desenvolvimento de técnicas de plantio mais eficazes. As técnicas de plantio possibilitaram o plantio no centro-oeste, criando um processo migratório e de expansão da agricultura em direção ao centro-oeste e posteriormente em direção ao norte, ao que se dá o nome de fronteira agrícola. É importante ter atenção: embora a maior parte da população que constitui este processo de expansão da fronteira agrícola seja de fato do sul, existem muitos fazendeiros do interior de São Paulo e de outras regiões do Brasil.

 

2. Soma: 2 + 4 + 64 = 70

Comentário: As migrações obedecem uma lógica dinâmica, podendo sofrer alterações com o tempo, e por isso excluímos a alternativa (1). A seca e a pobreza são fatores importantes para a repulsão populacional da região nordeste, logo, a (2) se apresenta como correta. A alternativa (4) fala sobre o numero de migrantes no Estado de São Paulo, que é o Estado que mais recebeu migrantes, entretanto, este número já não é mais tão expressivo, tornando a alternativa correta. Analisando a alternativa (8), não podemos aceitar sua veracidade, pois coloca a criação de gado como principal vetor de crescimento do nordeste, e na verdade a industrialização e setor de serviços foi o que impulsionou a região na última década. A migração de retorno colocada na (16) não é feita por trabalhadores de alta escolaridade e portanto a alternativa está incorreta. Na alternativa (32) existe uma completa falta de conhecimento sobre a complexidade da região nordeste, extremamente dinâmica em fluxos e fixos, com muitas migrações internas e diferenciações econômicas e de desenvolvimento. Finalmente na alternativa (64) se apresenta a migração de transumância, que é sazonal em função da seca, exatamente como introduz a questão, sendo certa a nossa resposta.

 

3. D

Comentário: Nesta questão da UERJ é possível notar maior densidade percentual nas áreas do norte da região centro-oeste e no sul da região norte, área de forte influência da fronteira agrícola.

Compartilhe

Avatar

Oi, boa noite. Estou fazendo os exercícios sobre migração brasileira hoje e fiquei com uma dúvida na questão 2 que é da FUVEST. E mesmo com a resposta comentada, minha dúvida persistiu. No numero (2) fala o seguinte: “A seca, a pobreza e a atração econômica exercida pelas outras regiões brasileiras foram os principais motivos dos fluxos migratórios extra-regionais dos nordestinos.” Lendo assim, entendo que a questão está falando que a seca e a pobreza é exercida pelas outras regiões brasileiras. Mas o correto não seria ser esses os motivos de repulsão do NORDESTE e não das outras regiões??? Porque assim me dá ideia de que não adiantaria nada migrar para outra região contendo os mesmos fatores de repulsão presentes na região de origem. Será que pode me esclarecer???

responder