• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Primeiro post

Criaturas blogueiras de plantão, bem-vindas ao blog de Geografia do Desconversa.

Para um primeiro contato, pensei em não radicalizar e polemizar tanto. Acho que podemos começar falando um pouco sobre a disciplina que é a razão de ser deste blog. A Geografia, é claro.

Nossa querida disciplina sofre de um mal muito comum às ciências humanas, mais proeminente neste caso.

O mal a que me refiro é a pouca importância dada a seu conteúdo. Isso se dá por dois motivos básicos. Primeiro, pela construção histórica, hegemônica em nosso país, que atribui às ciências sociais de maneira geral um “status” de inferioridade diante das áreas tecnológicas. Não raro, nossa querida Geografia é ofendida ao ser tratada pela alcunha de conhecimento geral ou, como está em voga, atualidades. Segue-se a isso a grande dificuldade que nós, brasileiros em geral, temos diante da leitura, hábito raro e fundamental para o modelo de vestibular vigente.

Surge a pergunta: como estudar Geografia? Uma primeira e perigosíssima resposta se conecta a nosso primeiro problema. Para que estudar Geografia? Basta ler jornais e as principais revistas. NÃO!!! Geografia é uma ciência e, como tal, assenta seus debates e polêmicas sobre o senso científico.

Jornais e revistas não costumam ter esse tipo de discernimento, expressando opiniões e utilizando conceitos de maneiras que podem arruinar seu trabalho no vestibular.

Senso comum e aprovação não andam juntos, jamais. Portanto, a resposta seria concentrar-se nas aulas, ler o máximo possível – inclusive o que se publica na mídia – e, acima de tudo, fazer exercícios, muitos exercícios. Só assim as dúvidas surgem e você pode orientar melhor seus estudos, concentrando-se naquelas deficiências surgidas durante a resolução das provas anteriores. Não se esqueça de conferir os gabaritos – sempre disponíveis na Internet – e, principalmente, de pedir a um professor que avalie a qualidade de suas respostas. Nem sempre saber tudo basta. Às vezes basta saber como escrever.

Abração e até próxima!

P.S.: Comentem e dêem sugestões de temas para debatermos. Assim, poderemos enriquecer nosso blog.