• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Mapa Mental: Macrocefalia Urbana

Esse mapa mental te explica tudo sobre Macrocefalia Urbana. Duvida? Confira! 🙂

 

mapa-geografia-macrocefaia-urbana

 

O processo de urbanização tem um marco histórico que determina o crescimento das áreas urbanas de forma significativa, ao ponto de mudar o panorama mundial de séculos, de uma população em sua maioria em cidades rurais, para uma população em cidades urbanas. Esse marco é a revolução industrial. Mas o que seria a urbanização? Podemos defini-la como o período em que a população da cidade cresce mais do que a do meio rural, e da consequente mudança de espaços naturais em espaços urbanos, e do seu modo de vida. A partir do advento da industrialização, o mundo passou a ter um grande crescimento urbano, necessitando de muita mão de obra, que inicialmente estava no campo, mas se transferiu para os centros urbanos, locais onde se encontravam as indústrias e o maior número de empregos. Esse seria o chamado fator atrativo de transformação da sociedade, a partir do crescimento das industrias e das ofertas de empregos nas áreas urbanas. Esses fatores vão ser marcantes principalmente nos países desenvolvidos durante a primeira e segunda revolução industrial, e em determinadas áreas dos países emergentes, após a década de 60.

Além da oferta de trabalho ter aumentado consideravelmente nas cidades, a revolução industrial foi decisiva para o processo de urbanização, porque, a partir dela, a própria estrutura agrária foi completamente modificada, com a utilização de novas tecnologias e maquinários produzidos por essa indústria que proporcionou a mecanização do campo e a diminuição da necessidade de mão de obra. Com esse novo fator industrial, o Êxodo rural, processo de migração do campo para a cidade, aumentou considerável e continuamente, chegando ao ponto de o planeta passar a se tornar um planeta urbano, com a maior parte da população mundial residindo nas cidades. Estes fatores são considerados fatores repulsivos, por se tratarem de situações que serviram para estimular a saída desses trabalhadores do campo. De forma mais precisa, podemos destacar os fatores repulsivos como:

  • A mecanização e utilização e tecnologias avançadas no campo, que demandou trabalhadores qualificados, mas diminuiu significativamente o quantitativo de empregos mais rudimentares, justamente o tipo de trabalho que mais empregava os trabalhadores rurais.
  • Aumento dos latifúndios, que exerceram pressão nos pequenos agricultores que não tinham como competir com os grandes proprietários rurais.
  • Os baixos salários pagos aos trabalhadores.

QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS CONCEITOS DO PROCESSO DE URBANIZAÇÃO? LEIA ESTE RESUMO NA ÍNTEGRA!

Não deixe de resolver as questões de vestibular sobre Processo de Urbanização. Aprenda a resolução com os comentários de nossos monitores e prepare-se para o Enem e vestibulares!