• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Mapa Mental: Impactos Ambientais

Confira esse mapa mental incrível sobre Impactos Ambientais 😀

mapa-geo-impactos-ambientais

 

Após toda a mudança ocorrida no planeta a partir da revolução industrial inglesa, com o mundo se tornando progressivamente mais urbano do que rural, uma nova categoria de impactos surgiu em meio às múltiplas fases da revolução industrial. Cada uma dessas fases (a primeira da indústria têxtil e as maquinas a vapor, a segunda marcada pela metalurgia e indústria química e a terceira da microeletrônica, robótica e informática) disponibilizou avanços consideráveis aliados a novos problemas urbanos. Dessa maneira, os principais impactos e desafios para o século XXI se encontram dentro de cinco grupos temáticos, e estão correlacionados entre si. Esses grupos são: demográfico, socioespacial, ambiental, econômico, governança-institucional. Em cada um desses grupos vamos poder falar um pouco mais especificamente de impactos que esses primeiros anos do século XXI deixam como indicador da realidade que poderá ser enfrentada no futuro deste século.

Cinco grupos de diferentes impactos urbanos

  • Demográfico – A explosão demográfica prevista pelo Instituto Francês de Estudos Demográficos (Ined), indica que até 2050 a população mundial deve chegar a 9,7 bilhões de pessoas, frente aos 7,1 bilhões atuais. Desse total 86% da população de países ricos e 67% em países pobres estarão vivendo em áreas urbanas, representando uma média de 75% da população mundial residindo em áreas urbanas. Esse crescimento urbano vai gerar um aumento na demanda de energia, moradia e empregos nas cidades, aumento da produção de lixos sólidos e esgoto, ocupações irregulares ou em áreas de proteção ambiental, causando maior pressão sobre o meio ambiente e também uma mobilidade urbana mais intensa, com o aumento de veículos, e um significativo aumento da poluição do ar, pela emissão de carbono.

QUER SABER MAIS? LEIA ESTE RESUMO!

Compartilhe

Avatar

Boa tarde! tanto no mapa mental como na publicação do mesmo tema, está afirmando que a chuva ácida possui um elevado Ph. Mas, não seria o contrário, baixo Ph, que remete a uma elevada acidez. Fiquei em dúvida. Obrigado.

responder
Avatar

Observações no mapa mental: Na chuva ácida o PH não fica elevado, fica baixo, ácido é abaixo de 7! E O Efeito estufa é causado pela deposição de CO2.

responder
Avatar

O Efeito Estufa Estufa não deve ser confundido com a Camada de Ozônio , pois estão relacionados com fenômenos distintos.

responder