• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Mapa Mental: Formação do Espaço – Revoluções Industriais

Vem descobrir tudo sobre a Formação do Espaço nas Revoluções Industriais e fique pronto para arrasar na sua prova de geografia!

Mapa Mental: Formação do Espaço - Revoluções Industriais

Nos primeiros anos da Terra, há aproximadamente 4,6 bilhões de anos atrás, as transformações no espaço eram mínimas. Isso porque não havia a presença humana: tinha-se o que se chama de meio natural. Só muito tempo depois, quando surgiram os primeiros Homens, que a paisagem passou a ser evolutivamente cada vez mais alterada.

QUER SABER TUDO SOBRE AS REVOLUÇÕES INDUSTRIAIS? CLIQUE AQUI!

Em um momento anterior à Primeira Revolução Industrial, a produção de bens era feita de forma artesanal nas manufaturas, oficinas onde os artesãos realizavam manualmente suas tarefas, sem que estas gerassem grandes impactos no meio natural.

Neste sentido, admite-se o início das revoluções industriais como o marco das modificações da relação trabalhista, com a perda do controle do trabalhador sobre o processo produtivo, cabendo a ele somente a venda da sua força de trabalho, e da relação do Homem e a natureza, cada qual com suas singularidades e grau de intervenção no espaço.

Associa-se as revoluções industriais ao desenvolvimento do próprio capitalismo, em que a Primeira Revolução Industrial está associada ao capitalismo industrial, a Segunda Revolução Industrial ao capitalismo financeiro-monopolista e a Terceira Revolução Industrial ao capitalismo informacional. Antes da primeira revolução, tinha-se o capitalismo comercial, época da expansão marítima e da acumulação primitiva.

FORDISMO E TOYOTISMO? IH, CHEGA MAIS! A GENTE TIRA TODAS AS SUAS DÚVIDAS AQUI, MIGO! <3