• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Mapa mental: Economias Emergentes

O que você acha de estudar Economias Emergentes por meio de mapas mentais? Gostou da ideia? Então, dá uma olhada nesse mapa incrível que vai te ajudar a passar no vestibular!

Mapa mental: Economias Emergentes

O mundo ocidental assiste hoje em dia, fascinado, à irresistível ascensão de países outrora subdesenvolvidos, que, em poucos anos, se impuseram como atores significativos do cenário político-econômico mundial, ao ponto que essa ascensão é por vezes confundida com o próprio processo de globalização. Você saberia dizer quais são esses países ou como se deu esse processo? Quais são as influências desses países na nova geopolítica mundial? Porque influência na sua nota eles com certeza vão ter!

O Brasil, a Rússia, a Índia e a China, acrescidos em 2010 pela África do Sul, formando o grupo dos “BRICS”, são os mais proeminentes dos países com economia emergente. Mas a noção de economia emergente os ultrapassa e, hoje em dia, diz respeito a uma grande variedade de países. O que seria uma economia emergente? O termo “mercados emergentes” foi criado em 1981, por Antoine Van Agtmael, economista que queria incentivar as sociedades financeiras a investir no mercado asiático, com forte crescimento nessa época. O sucesso dessa primeira iniciativa, que se confirmou durante toda a década de 80, de investir em mercados emergentes foi tremendo. Esses mercados eram mais rentáveis tanto a curto quanto a longo termo.

Quer continuar estudando? icon smile Mapas Mentais: Expansão Marítima Portuguesa e Descoberta do Novo Mundo

Não perca o resumo, questões comentadas e lista sobre Economias Emergentes! Prepare-se para os vestibulares e ENEM com a Família Descomplica! 😀