• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

3 características do processo de urbanização que têm a ver com a realidade dos super-heróis!

Se você já percebeu, os super-heróis de quadrinhos e filmes travam suas batalhas contra o crime, desastres e acidentes, ou seja, problemas urbanos, essencialmente em um ambiente urbano, nas metrópoles, reais ou imaginárias. A partir disso podem ser observadas algumas características do processo de urbanização. Vem ver!

1. No Brasil os super heróis saltariam entre casas e não prédios

3 características do processo de urbanização que têm a ver com a realidade dos super-heróis! Vem ver!

Os países centrais e os países periféricos se diferenciam entre si quando o assunto é a distribuição da população nas cidades urbanas. Nos países centrais o crescimento urbano foi lento e planejado, esse grupo de países organizou seu território concentrando no centro das cidades a população pobre e nas periferias a população rica, por isso os super heróis mais conhecidos saltam entre prédios localizados nas áreas centrais onde ocorre o combate ao mal.

Já nos países pobres o crescimento urbano se deu de forma rápida e desordenada, com a população rica se concentrando no centro das cidades, e a população pobre nas periferias. Neste caso veríamos os super-heróis saltando entre casas provavelmente.

2. O êxodo rural impulsionou o processo de urbanização

3 características do processo de urbanização que têm a ver com a realidade dos super-heróis! Vem ver!

Com a criação de indústrias no meio urbano, houve a crescente necessidade de mão de obra, esta que inicialmente estava no campo se transferiu para os centros urbanos, locais onde se encontravam maior número de empregos. Além disso a própria estrutura agrária foi completamente modificada, com a utilização de novas tecnologias e maquinários produzidos pelas indústrias, o que proporcionou a mecanização do campo.

Com esse novo fator industrial, o êxodo rural, processo de migração do campo para a cidade, aumentou consideravelmente, chegando ao ponto de o planeta passar a se tornar um planeta urbano, com a maior parte da população mundial residindo nas cidades, inclusive um dos mais conhecidos super heróis cresceu no campo e na fase adulta migrou para a cidade para combater o mal.

3. Os veículos utilizados pelos super heróis apontam o avanço dos meios de transporte e a necessidade de rapidez

3 características do processo de urbanização que têm a ver com a realidade dos super-heróis! Vem ver!

Com o processo de urbanização a circulação de pessoas, mercadorias e informações se intensificou, exigindo meios de transporte cada vez mais eficazes e velozes, e isso pode ser percebido através dos veículos utilizados pelos super-heróis. Um exemplo da importância dos transportes pode ser identificado nos anos iniciais do processo de urbanização brasileiro onde no século XIX, a produção do café foi responsável pelo crescimento do interior do país, principalmente o interior de São Paulo, e permitiu que novos fatores, como a construção de linhas férreas, portos, entre outros, aumentassem o número de centros urbanos e ofertas de serviços nas cidades.

Agora é só comemorar o 10 nas provas! \o/