• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

3 filmes da Disney com mensagens sobre Sustentabilidade

Saiba mais sobre o Sustentabilidade com 3 filmes da Disney e aprenda da melhor forma possível para o Enem e vestibulares: se divertindo!

Não é apenas nas conferências ambientais que se discute a questão do desenvolvimento sustentável. O tema pode ser abordado de diversas maneiras. Um exemplo disso são alguns filmes infantis. A sustentabilidade e a relação de respeito pela natureza se destacam em alguns clássicos como veremos a seguir:

1. Procurando Nemo – Ecoturismo

Além de tocar na questão da poluição das águas, com cenas que mostram o impacto direto da ação antrópica sobre os oceanos, o filme nos faz refletir sobre uma possível saída para o dilema do crescimento econômico X equilíbrio na natureza. O ecoturismo é uma atividade econômica que pode ser desenvolvida em sincronia com a preservação do meio ambiente. Quando o Nemo é capturado pelo mergulhador o seu pai vai cruzar os mares em sua busca e conhece a gigantesca biodiversidade marinha, entra em contato com outras espécies como tubarão, baleia e tartarugas.

2. Wall-e – Reciclagem

A mensagem desse filme é mais direta, se trata da história do robô responsável por organizar o lixo deixado pelos humanos. Em uma projeção, a Terra estaria entregue ao caos e os impactos causados pelo lixo são intensos. O filme faz um alerta para a necessidade da reciclagem e um apelo para redução da produção de lixo no mundo.

3. Mogli – Redução do Consumo

Mogli é um filme representativo sobre o convívio do homem e o meio ambiente. Além disso, a principal mensagem deste filme é dada por seu companheiro, o urso Balu. Isso mesmo! Quem nunca ouviu o canto “Necessário, somente o necessário, o extraordinário é demais!”? Trata-se de uma linha de pensamento contrária ao consumo exacerbado. Da mesma forma, passa a ideia de que a natureza é finita e, portanto, devemos preservá-la! O consumo em excesso vai de encontro à preservação do meio ambiente.

Agora é só arrasar nas provas!