• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

3 tipos que você vê na sua academia que são o retrato da industrialização no governo militar

Saiba mais sobre Industrialização Brasileira com a ajuda da sua academia e aprenda da melhor forma possível para o Enem e vestibulares: se divertindo!

A industrialização nos governos militares pode ser separada por três fases: O Milagre Econômico, A Marcha Forçada e a Década perdida. E cada um desses períodos pode ser representado por um estereotipo da sua academia. Vamos aprender rindo?

1. O Marombado – Milagre Econômico

Esse é aquele cara que fica cada dia mais musculoso e não para de crescer. Assim como ele, a economia brasileira teve uma fase “marombada”! A partir de 1967, o Brasil vivenciou um crescimento econômico de mais de 10% ao ano! A recepção de grande quantidade de empréstimos à taxas baixas davam a tônica do cenário do país. Era a primeira fase da industrialização nos governos militares: O Milagre Econômico.

2. O Afobado – Marcha Forçada

Sabe aquela figura que só se interessa em “ficar forte” não importa de qual forma seja? Aquele que ignora todos os cuidados e faz todos os exercícios pois acha que assim vai ficar musculoso? Então, esse é o Brasil da Marcha Forçada! Apesar da crise do petróleo em 1973 o Brasil seguiu investindo em sua economia gastando o que ainda tinha do dinheiro obtido com os empréstimos. Confiava-se que a crise logo iria passar e logo o nível de crescimento dos anos do milagre iria ser retomado. O importante era crescer, não importava como e quais as consequências desse processo.

3. O ex-gordinho – Pós Década Perdida: Abandono do modelo nacional desenvolvimentista

Com o sucateamento industrial e a grande folha de pagamento, características da Década Perdida, o Estado brasileiro não teve outra escolha senão abdicar do nacional-desenvolvimentismo, ou seja, abdicar das estatizações em prol do funcionamento da economia. Essa medida teve como objetivo aliviar os gastos públicos com a economia, onde o Estado passou a se limitar à uma atuação indireta e abriu espaço para empresas. Pense bem: é como aquele rapaz determinado que manteve o foco na dieta e perdeu uns quilinhos! Era o Estado ficando mais leve!