• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

3 ações humanas cotidianas que causam impactos ambientais!

É recorrente nos jornais, sites e em outros tipos de meios de comunicação, a presença de notícias sobre os impactos ambientais aos quais o planeta está sujeito, seja em escalas locais como, por exemplo, as ilhas de calor, ou em escalas globais como, por exemplo, o aquecimento global. Mas afinal, o que se entende por impactos ambientais? Pode-se definir os impactos ambientais como as mudanças, as transformações do meio ambiente provocadas ou intensificadas pela ação humana.

É isso mesmo, algumas ações cotidianas praticadas  pelos seres humanos causam impactos no meio ambiente, e muitos destes impactos até irreversíveis, e é isso que destacaremos a seguir.

1. Retirada da vegetação natural e as Ilhas de calor

Uma das causas do fenômeno das ilhas de calor é a retirada da cobertura vegetal, ou seja, a retirada de plantas e árvores para que assim sejam liberados espaços para a construção de prédios, abertura de ruas e avenidas, instalação de uma indústrias e outras finalidades. Você com certeza já viu em algum lugar arborizado ser construído um prédio ou uma casa, é isto contribui para a elevação da temperatura dos grandes centros em relação a sua periferia que apresenta temperaturas mais baixas.

2. Descarte inadequado do lixo e o Impacto sobre os recursos hídricos

A água vem se tornando um recurso cada vez mais escasso o que acarreta, por exemplo, a elevação do custo para adquiri-la. Uma das causas dessa escassez é a poluição das águas superficiais (lagos, rios…) e das águas superficiais (aquíferos) com o descarte inadequado do lixo, fato este que se tornou corriqueiro de ser visto, por exemplo, nos rios de áreas urbanas onde observa-se o descarte não só do lixo doméstico como também de pneus, sofás e outros tantos materiais que não deveriam estar ali.

3. Uso de combustíveis fósseis  e as Chuvas ácidas

Sabe o transporte que você usa para ir até à escola, até o curso ou talvez para sair? Se ele usa combustível fóssil – gasolina, óleo diesel, gás natural e outros – para funcionar ele contribui para a ocorrência de chuvas ácidas. É importante lembrar que as chuvas já são naturalmente ácidas, porém esta acidez é intensificada com a queima de combustíveis fósseis, por exemplo, no uso de automóveis movidos à gasolina, que elevam o pH e agregam poluentes atmosféricos às chuvas.

Depois de aprender um pouco mais sobre a relação entre os impactos ambientais e as ações humanas é só gabaritar as provas! 😉