3 características da Globalização que têm tudo a ver com o seu amor pelo seu cantor favorito!
A Globalização pode ter muito mais a ver com o seu crush do pop do que você imagina. Vem conferir e garanta uma nota 10 em geografia!
Sabe aquele cantor(a)/banda que quando aparece na televisão você começa a gritar? Que quando tem show dele(a) na sua cidade você faz de tudo para ir? Que você apresenta a música dele(a) para todo mundo? Pois é, quem nunca?! Talvez o que você não saiba é que essa paixão pelo seu ídolo tem tudo a ver com 3 das principais características do processo de Globalização. Vem ver!
A Globalização ou Mundialização é um fenômeno que aprofunda a integração global e que envolve diferentes dimensões das sociedades – setor econômico, social, cultural e político – promovendo a intensificação das relações e das trocas.
1. Dimensão cultural
Sabe aquela música do seu ídolo que você apresenta para todo mundo e passado algum tempo todos os seus amigos já estão cantarolando “nã nã nã nã nã nã nã nã sorry…”? Pois é, nós te entendemos. Isso é devido aos efeitos da dimensão cultural da globalização. Com a facilitação das comunicações, houve consequentemente a ampliação das trocas culturais, sem que para isso fosse necessário uma integração territorial. Exemplos disso são a ampliação do acesso à internet, que possibilita trocas culturais entre pessoas de diversas partes do mundo, e o papel desempenhado pela mídia. Cabe destacar que a língua inglesa se torna neste momento o idioma universal utilizado para a comunicação.
2. Dimensão econômica
Se tem uma coisa que alguém que tem um ídolo entende é de investir todo o dinheiro em shows, camisa da banda, cds – pois é, quem é fã ainda curte ter um cd para chamar de seu – e por aí vai. A globalização também tem uma dimensão econômica em que os agentes-chave são as empresas transnacionais que estabelecem um padrão de consumo e desfragmentam a sua produção ao redor do mundo em busca de vantagens econômicas, tais como subsídios, criando assim uma rede de produção.
3. Dimensão política
E, por fim, aquele momento tenso em que a classificação do show é acima da sua idade e você tem que implorar aos seus pais: “Ah deixa vai, todo mundo vai!”. Pois é, momento de fazer política. Quem diria, seus pais e os Estados Nacionais têm muitas coisas em comum. Os Estados nacionais são fundamentais dentro do contexto de um mundo globalizado, isso porque são eles que originam os blocos econômicos; além disso, cabe a este agente organizar o seu território e, por extensão, a entrada de produtos, pessoas e culturas externos a ele. Cabe destacar a característica neoliberal adotada pelos países neste contexto de globalização, em que se defende o Estado mínimo, ou seja, uma menor atuação do Estado na economia com o objetivo de reduzir as barreiras aos fluxos globais.
Após muito “work, work, work, work, work…” é só comemorar o 10 nas provas! \o/