• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Resumo de cartografia: aprenda de forma prática!

Ter em mãos um resumo de cartografia é uma forma de garantir que saberá exatamente o que é importante ter em mente pra realização da sua prova do Exame Nacional do Ensino Médio

É impossível que se consiga aprender sobre tudo, não é mesmo? Por isso, você tem a alternativa de estudar apenas os tópicos mais importantes e fixá-los pra nunca mais esquecer. 

Já pensou em aprender e decorar todos os conteúdos do ensino médio? Tem que ser seletivo mesmo! E, é claro, neste artigo de hoje, a gente separou uma lista de tudo o que você precisa saber sobre o resumo de cartografia. 

Portanto, se quiser desvendar mais sobre o assunto, basta continuar a leitura porque temos um guia completo pra te ajudar! Vamos logo ao que interessa? 

Resumo de cartografia 

Imagem de um mapa para ilustrar um artigo sobre cartografia resumo

Um resumo de cartografia nada mais é do que a tentativa de representar uma área geográfica através de uma superfície plana. 

E é por isso que a cartografia se tornou tão conhecida pela fabricação de mapas de todos os estilos: de apenas países, de escala, mundial ou apenas de uma rua. 

A cartografia está cada vez mais moderna e vai também pro meio digital, como é o caso do Google Maps, que conta com o famoso GPS que usamos pra conseguir encontrar locais dos quais a gente não tem tanto conhecimento.

Hoje em dia, não há dúvidas de que o Google Maps é um dos nossos maiores aliados quando estamos falando de conseguir viajar pra locais desconhecidos e descobrir novos ares, certo? 

Essa ciência é antiga e estudada antes mesmo da descoberta do Brasil, tanto que muitos europeus que aqui chegaram já tinham mapas sobre como era a América e fizeram desenhos super complexos sobre o continente. 

Os europeus também tinham o propósito de fazer desenhos cartográficos com o intuito de irem pro Oriente, era lá que eles negociavam pedras preciosas ao mesmo tempo em que tinham acesso a vários temperos e iguarias. 

A tentativa de descobrir um novo mundo foi um grande impulso pro desenvolvimento das escalas cartográficas e de mapas, que iriam ajudar em todo o processo de navegação. 

E foi aí que a ciência da cartografia começou a se desenvolver de forma expressiva: muitas pessoas começaram, então, desde novas, a se especializar no assunto e viajavam pra todos os locais a fim de conseguir criar desenhos o mais pertos do real sobre um continente ou região. 

Quais são os elementos cartográficos?

Imagem de um mapa da Polônia para ilustrar um artigo sobre cartografia resumo

Você sabe, ou tem alguma ideia de quais são os elementos cartográficos que são necessários pra se ter em um mapa? 

Neste artigo a gente preparou um resumo deles pra te ajudar a entender mais sobre o que você precisa, obrigatoriamente, ter no seu desenho ou fabricação de mapa, seja ele manual ou no meio digital. 

Título

Local, assunto e data. Você tem que descrever o conteúdo em que o mapa foi criado. Um local determinado durante o ano de 3 mil antes de Cristo pode não ser mais o mesmo que agora. É importante criar um contexto pra que facilite a interpretação de quem está o vendo. 

Legenda

É o que os símbolos significam. Um exemplo são os mapas de urbanização do Brasil que mostram quais são os estados e regiões com mais urbanização. 

Sem que houvesse a descrição sobre o que é cada pontinho, seria impossível saber sobre o que se trata. Isso porque o mapa poderia estar falando tanto de urbanização quanto de regiões que têm mais fome, favelas e tudo o que imaginar. 

Orientação

São as direções cardeais. Adicionar orientações e relacionar como Norte e Sul é crucial pra que o leitor saiba qual é a direção que precisa seguir. 

Coordenadas geográficas

A latitude e a longitude são assuntos vistos enquanto ainda se está no ensino fundamental e que voltam a serem estudados na área de geografia do ensino médio. 

Escala gráfica

Quantos quilômetros ou metros estão sendo representados a cada centímetro do seu gráfico? É importante que os itens que são representados dentro dele estejam seguindo um estilo de escala. 

Questões de cartografia no Enem

Imagem de um mapa da França para ilustrar um artigo sobre cartografia resumo

Enfim, agora que você já teve acesso a um resumo de cartografia, é importante que comece a praticar o conteúdo pra ficar ainda mais ligado!

Por isso deixamos uma lista de atividades logo abaixo. E, antes que a gente se esqueça, todas as respostas corretas estão em negrito! 

Questão 1

Leia as alternativas abaixo e assinale qual é a técnica que está incorreta quanto à criação de mapas. 

  • a) Durante a criação de um mapa, é crucial que se faça a adição de legendas, que servem pra orientar e ajudar a interpretar sobre o que está se tratando. 
  • b) Mapas temáticos representam vários temas, como a quantidade de indústrias e até mesmo de desemprego que ocorre em determinadas regiões durante um período de tempo já determinado. 
  • c) É obrigatório que se faça aplicação de escala em mapas. 
  • d) A Legenda é responsável por fazer o apontamento de dimensões dentro de um mapa. 
  • e) Os SIG’s (Sistemas de Informações Geográficas) nada mais são do que a junção de várias técnicas milenares. 

Questão 2

Tendo em vista o resumo de cartografia que terminou de ler neste artigo, é importante que você assinale apenas a alternativa correta logo abaixo: 

  • a) O Brasil está apenas dentro do hemisfério Sul, por isso é um país mais frio. Enquanto isso, os EUA estão no Norte. 
  • b) O Brasil não é cortado por nenhuma linha longitudinal. 
  • c) O Brasil está localizado em três hemisférios diferentes.
  • d) O Brasil está localizado na faixa de 5 hemisférios. 

Enfim, neste artigo abordamos um pouco sobre o resumo de cartografia e trouxemos duas atividades pra te ajudar a fixar o conteúdo. Não se esqueça: a teoria é importante, mas a prática é o que faz sacar as pegadinhas.

Então, estude meu caro! Esperamos que esse conteúdo tenha sido útil pro seu crescimento. Mas, se deseja ficar por dentro de outros textos relacionados à geografia é só conhecer o nosso blog porque vai conseguir encontrar muita coisa boa por aqui!

👉CONHEÇA O PRÉ-ENEM DESCOMPLICA👈