• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Geografia Urbana – Segunda Parte

Olá! Boa tarde, meus nerds queridos! :)

E aí, galera, como foi o final de semana? Curtiram bastante? Espero que sim! Mas a segunda feira chegou, e como o Descomplica não para, já preparamos duas super aulas muito importantes para qualquer vestibulando.

O tema de hoje é a Geografia Urbana. Para quem quer passar no vestibular, tal tema é de vital importância, visto que é cobrado com bastante frequência. Na primeira parte, falamos sobre os conceitos do meio urbano, agora falaremos sobre os processos que ocorrem dentro da Geografia Urbana.

E aí, todo mundo preparado? Então, vamos lá! 🙂

Processos da Geografia Urbana:

– Urbanização: É um conceito demográfico que consiste na comparação do crescimento da população urbana em relação à rural. Ou seja, é quando a população das cidades cresce mais que a população das zonas rurais. É fundamental para caracterizar um país como urbano ou rural. O Brasil, por exemplo, é um país urbano, com a maior parte de sua população residindo em área urbana.

– Metropolização: Consiste no crescimento superior das metrópoles em relação as pequenas e médias cidades. Isso ocorreu no Brasil, principalmente nas décadas de 50, 60 e 70.

– Desmetropolização: Consiste no crescimento superior das pequenas e médias cidades em relação as metrópoles. Um exemplo é a cidade de Campos, no Rio de Janeiro, visto que é uma pequena cidade que cresce bastante devido a vasta extração de petróleo na região.

– Macrocefalia Urbana: Consiste no crescimento desordenado das grandes metrópoles. Tal processo ocorreu no Brasil, principalmente nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, devido a urbanização via metropolização que aconteceu nessas regiões. Caracteriza-se a macrocefalia urbana pela falta de moradia para todos em condições apropriadas, o que pode ser percebido pela expansão de lotes irregulares, das favelas ou comunidades carentes em péssimas condições.

– Periferização: Valorização de algumas áreas que são incapazes de atender a demanda populacional.

– Segregação SocioEspacial: Ocorre quando um indivíduo não possui capital para morar na área nobre e é forçado a se deslocar para a periferia. Outros problemas decorrentes da macrocefalia urbana e da segregação socioespacial são a violência e o desemprego. A violência cresce em função da saturação urbana, ou seja, da falta de emprego para todos.

*

E aí, galera, descomplicou? Espero que tenha ajudado! Quero ver as dúvidas de todo mundo aqui nos comentários, ok? :D

Até a próxima! 😀