• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Exercícios Resolvidos: Amazônia Brasileira

Leia o resumo Amazônia Brasileira e resolva as questões abaixo.

1. (ENEM – 2011) A Floresta Amazônica, com toda a sua imensidão, não vai estar aí para sempre. Foi preciso alcançar toda essa taxa de desmatamento de quase 20 mil quilômetros quadrados ao ano, na última década do século XX, para que uma pequena parcela de brasileiros se desse conta de que o maior patrimônio natural do país está sendo torrado.

AB’SABER, A. Amazônia: do discurso à práxis. São Paulo: EdUSP, 1996.

Um processo econômico que tem contribuído na atualidade para acelerar o problema ambiental descrito é:

a) Expansão do Projeto Grande Carajás, com incentivos à chegada de novas empresas mineradoras.

b) Difusão do cultivo da soja com a implantação de monoculturas mecanizadas.

c) Construção da rodovia Transamazônica, com o objetivo de interligar a região Norte ao restante do país.

d) Criação de áreas extrativistas do látex das seringueiras para os chamados povos da floresta.

e) Ampliação do polo industrial da Zona Franca de Manaus, visando atrair empresas nacionais e estrangeiras.

 

2. (UEFS – 2011.1) 

amazônia

Considerando-se o mapa e os conhecimentos das estratégias geopolíticas para um melhor controle da Amazônia brasileira, é correto afirmar que o

a) Sipam (Sistema de Proteção da Amazônia) tem por finalidade a integração das forças armadas, visando à defesa da região.

b) Estado brasileiro, através dos projetos Calha Norte e Sipam/Sivam, tem total controle das vastidões da Região Amazônica.

c) Projeto Calha Norte teve origem no governo militar, na década de 70 do século passado, e visava, inicialmente, povoar as fronteiras do norte do país.

d) Projeto Jari, localizado nos limites dos estados de Roraima e do Amazonas, é um gigantesco empreendimento de assentamento agrícola que reforça a soberania amazônica.

e) Sivam (Sistema de Vigilância da Amazônia) é uma rede de coleta e de processamento de informações sobre meio ambiente, meteorologia, vigilância aérea e de superfície, e terras indígenas, dentre outros, que são enviadas aos órgãos governamentais atuantes na região.

 

3. (UERJ – 2012)

amazônia

Com base no mapa, é possível associar a macrorregião brasileira com maior proporção de migrantes à presença da seguinte dinâmica socioespacial:

a) criação de área turística.

b) formação de distrito industrial.

c) ampliação de reserva ambiental.

d) expansão da fronteira agropecuária.

Gabarito

1. B

a) Não é o gabarito. O Projeto Carajás, operado pela Vale, transforma profundamente a paisagem da Amazônia, porém, em uma escala local, uma vez que a extração mineral é bem pontual.

b) É o gabarito. A expansão da fronteira agropecuária na região  da Amazônia é o grande vetor de desmatamento. A pecuária extensiva funciona como arco de desmatamento, exercendo forte pressão sobre a floresta, que, posteriormente, recebe a ocupação da soja. Contudo, o arroz e o milho são, também, importantes gêneros agrícolas nessa região de expansão. A característica técnica é que são lavouras mecanizadas de cultivo de soja.

c) Não é o gabarito. A obra da Transamazônica continua inacabada, com trechos sem asfalto ou que a floresta ocupou novamente. A rodovia, inclusive, apresenta um fluxo maior na porção ocidental.

d) Não é o gabarito. As atividades extrativistas do látex, hoje, muitas vezes realizadas por seringueiros e grupos indígenas, representam atividades sustentáveis de pouco ou nenhum impacto sobre a floresta.

e) Não é o gabarito. As atividades industriais na Zona Franca de Manaus alteraram, sim, a paisagem de Manaus, porém, o problema se deve à ocupação desordenada da cidade, que, hoje, esbarra nos graves problemas encontrados nas outras regiões metropolitanas brasileiras.

 

2. E

a) Não é o gabarito. O Sipam é parte integrante do projeto Sivam, todavia, o primeiro corresponde à esfera civil desse projeto, enquanto o segundo implica em um monitoramento militar.

b) Não é o gabarito. Embora o Projeto Calha Norte e o Sivam compreendam tentativas de ocupação militar e civil da Amazônia, esses ainda não são suficientes para garantir o controle das vastidões amazônicas.

c) Não é o gabarito. O Projeto Calha Norte foi idealizado em 1985, no governo de José Sarney, e visava uma ocupação militar e civil das fronteiras ao norte do país.

d) Não é o gabarito. O Projeto Jari foi concebido em 1967, e corresponde a uma grande fábrica de celulose.

e) É o gabarito. A alternativa define a correta atuação da Sivam.

 

3. D

a) Não é gabarito. A migração se estende por uma grande faixa de ocupação, que não pode ser explicada por área turística.

b) Não é o gabarito. O conceito de distrito industrial pode fazer referência às aglomerações de empresas com elevado grau de especialização e interdependência ou, mais especificamente no caso brasileiro, para designar determinadas localidades ou regiões definidas para a instalação de empresas, contando com a concessão de incentivos governamentais. É, assim, de caráter local, não podendo ser associada a essa faixa de ocupação.

c) Não é o gabarito. A ampliação da reserva ambiental não implica na migração.

d) É o gabarito. Representa a questão da expansão da fronteira agrícola sobre a Amazônia. Como o cultivo da soja implica em um grande capital investido, tanto para o cultivo, altamente mecanizado, como para armazenagem e exportação, toda uma rede econômica e social acaba se desenvolvendo no entorno dessa atividade, gerando, assim, uma atração populacional.