• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Exercício Resolvido: UNICAMP – Geografia

Preparado para o vestibular da UNICAMP?

unicamp unicamp unicamp

E aí? Ansioso para a prova da UNICAMP? Resolva este exercício de geografia, fique por dentro tudo sobre relevo e fique pronto para arrasar na hora H!

Quer saber mais sobre relevo? Confira este resumo completo e se prepare para o vestibular!

(UNICAMP) Conforme os estudos de Carlos Augusto de Figueiredo Monteiro (A dinâmica climática e as chuvas do Estado de São Paulo: estudo geográfico em forma de atlas. São Paulo: USP, Instituto de Geografia, 1973),o clima do litoral do Estado de São Paulo resulta da interação de três grandes controles atmosféricos de ordem regional: a circulação secundária, sob a forma dos frequentes embates entre as três massas de armais atuantes na região; o oceano, matéria-prima da umidade disponível; e o relevo (Serra do Mar, de orientação SO-NE, que atua como barreira aos ventos úmidos predominantes de SE).

a) Quais são as três massas de ar mais atuantes no litoral de São Paulo?

b) Como o relevo atua para formar as chuvas orográficas?

 

GABARITO

Aqui, cabe ao aluno lembrar os mapas de massas de ar na escala do Brasil. No litoral da região Sudeste como um todo e, mais especificamente, em São Paulo, as massas de ar mais atuantes (isto é, que tem maior influência no clima da região) são: a massa tropical atlântica (MTA), a massa polar atlântica (MPA) e a massa tropical continental (MTC).

Para responder tal questão, é preciso lembrar as dinâmicas de circulação do ar. Primeiro, se faz necessário dizer o que são chuvas orográficas: são chuvas que nas quais a gênese (isso é, sua origem) é provocada diretamente pelo relevo. Depois, é preciso explicar o processo: o relevo serve como barreira para as massas úmidas provindas do oceano/litoral. Impedidos de circular, tais massas vão acendendo (subindo), até se resfriarem e condensarem, formando nuvens e, posteriormente, precipitação (chuva).