• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

ENEM 2010 – Prova de Geografia

Olá, boa noite, meus nerds queridos! 🙂

E aí, como vai a semana de estudos de vocês? Todo mundo conseguindo manter o foco nessa reta final? Vamos lá, galera, falta pouquinho para o ENEM!

Hoje a atividade por aqui vai ser um pouco diferente. Postarei um vídeo, com a resolução do professor João Paulo, da primeira questão da parte de geografia do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2010. A questão se refere a um assunto muito importante; o mundo rural brasileiro e a modernização agrícola.

E aí, preparados? Então, vamos lá! 😀

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=C40XU4ufw14&playnext=1&list=PLAE7A602C6353C181&feature=results_video[/youtube]

00:00 – Geografia.

ENEM 2010, Prova Amarela – Questão 1.

Professor: João Paulo.

“Antes, eram apenas as grandes cidades que se apresentavam como o império de técnica, objeto de modificações, suspensões, acréscimos, cada vez mais sofisticadas e carregadas de artifício. Esse mundo artificial inclui, hoje, o mundo rural.

SANTOS, M. A Natureza do Espaço. São Paulo: Hucitec, 1996.

Considerando a transformação mencionada no texto, uma consequência socioespacial que caracteriza o atual mundo rural brasileiro é:

A) a redução do processo de concentração de terras.
B) o aumento do aproveitamento de solos menos férteis.
C) a ampliação do isolamento do espaço rural.
D) a estagnação da fronteira agrícola do pais.
E) a diminuição do nível de emprego formal.”

0:15 Essa questão trata sobre o que ele chama de império da técnica, ou seja, a introdução de várias técnicas que ele vai colocar, inicialmente, no texto na cidade, mas no fundo ele pergunta pra gente quais são os efeitos dessas técnicas para o campo. Um pouquinho de interpretação, um pouquinho de modernização agrícola, vamos fazer a questão.

0:35 A questão número 1 começa com um texto do Milton Santos falando do império da técnica, dizendo que esse império tinha sido na cidade, no meio urbano, mas termina o parágrafo dizendo que logo em seguida essas técnicas acabaram indo para o campo. O que o Milton Santos quis dizer com isso? Ele estava tratando do processo de modernização agrícola. A pergunta é simples e bem direta: qual é o efeito dessa modernização agrícola? E ela especifica, ela quer as consequências socio-espaciais desse processo de modernização agrícola.
1:04 Na prática, então, o que a gente tem que visualizar? Que com a chegada dessas técnicas no meio rural, essas técnicas vão transformar o processo produtivo. Basicamente, duas respostas poderiam aparecer aí:
A primeira, uma consequência socio-econômica negativa que é o desemprego. O desemprego estrutural no campo, a evasão de pessoas do campo para a cidade, o exôdo rural.
A segunda, uma questão positiva, uma consequência positiva, que seria com a chegada das máquinas nós temos técnicas melhores, produções melhores. Então, naturalmente nós temos um aumento de produtividade. É isso que nós vamos encontrar no gabarito. A letra B fala exatamente desse aumento da produtividade rural em função da modernização agrícola.
Gabarito:  Letra B.

*
E aí, galera, descomplicou? Espero que tenham gostado! 🙂
Aproveitem para ver a continuação desse módulo no Descomplica, com os vídeos da resolução das outras questões de geografia do ENEM 2010. É só clicar aqui!

Bons estudos e até a próxima! :)