• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Aula ao Vivo: Agricultura e os Modelos Produtivos

Preparados para aprender tudo sobre Agricultura e os Modelos Produtivos? Os professores Eduardo Nogueira e Maurício Martins estarão te esperando, excepcionalmente, na aula de hoje! Não perca essa chance 😉 Para saber os horários, é só consultar aqui no post! 🙂 Não se esqueça de baixar o material de apoio, combinado?

tumblr_Blog-320x320px_Hansen
Geografia: Agricultura e os Modelos Produtivos
Turma da Manhã: 10:15 às 11:15, com o professor Eduardo Nogueira.
Turma da Noite: 19:45 às 20:45, com o professor Maurício Martins.

Faça download do material clicando aqui embaixo 😀

Material de Aula ao Vivo
Lista de Exercícios

MATERIAL DE AULA AO VIVO

1. Considerando os conhecimentos sobre o espaço agrário brasileiro e os dados apresentados no gráfico, é correto afirmar que, no período indicado,

geo01

*Soja, Trigo, Milho, Arroz e Algodão **Previsão
Obs.: Há ainda 13 milhões de hectares utilizados por plantações das chamadas culturas permanentes, como hortifrutigranjeiros.

(Fontes: Censo Agropecuário, Instituto Brasileiro de Geografia e
Estatística (IBGE) e Ministério da Agricultura)

a) ocorreu um aumento da produtividade agrícola devido à significativa mecanização de algumas lavouras, como a da soja.
b) verificou-se um incremento na produção de grãos proporcionalmente à incorporação de novas terras produtivas.
c) registrou-se elevada produção de grãos em virtude do uso intensivo de mão de obra pelas empresas rurais.
d) houve um salto na produção de grãos, a partir de 91, em decorrência do total de exportações feitas por pequenos agricultores.
e) constataram-se ganhos tanto na produção quanto na produtividade agrícolas resultantes da efetiva reforma agrária executada.
Gabarito

1. A

LISTA DE EXERCÍCIOS

1. A agricultura familiar, apesar das críticas quanto à sua viabilidade econômica, mantém-se como um segmento produtivo importante do setor primário brasileiro. Observe nos gráficos as proporções percentuais do número de estabelecimentos da agricultura familiar e da área ocupada por eles por macrorregião em relação ao total do país.

geo02
O tamanho médio das propriedades familiares é maior nas seguintes regiões brasileiras:
a) Sul e Nordeste
b) Nordeste e Norte
c) Centro-Oeste e Sul
d) Norte e Centro-Oeste
2.
geo03
Na imagem, visualiza-se um método de cultivo e as transformações provocadas no espaço geográfico. O objetivo imediato da técnica agrícola utilizada é
a) controlar a erosão laminar.
b) preservar as nascentes fluviais.
c) diminuir a contaminação química.
d) incentivar a produção transgênica.
e) implantar a mecanização intensiva.
3.

geo04

A agricultura norte-americana é organizada de acordo com o modelo empresarial, o que torna o espaço agropecuário do país fortemente vinculado à lógica econômica.
O principal fator locacional que explica a posição do Dairy Belt é a presença de:
a) sistema universitário desenvolvido
b) mercado consumidor urbano expressivo
c) rede de transporte propícia à exportação
d) topografia plana favorável à mecanização
4. Os principais sistemas agrícolas mundiais são representados pela agricultura itinerante, plantation, agricultura de jardinagem e agricultura moderna.

Com relação ao sistema de plantation, marque a alternativa correta
a) É um sistema típico dos países desenvolvidos, foi utilizado amplamente durante a colonização europeia na América Latina.
b) Caracteriza-se pelo uso de sementes selecionadas e uso intensivo de máquinas e técnicas modernas.
c) É um sistema praticado em regiões que possuem escassez de espaço para o plantio.
d) Caracteriza-se, atualmente, por compreender o minifúndio e a monocultura.
e) Utiliza-se de mão-de-obra barata, numerosa e desqualificada e destina-se à exportação.

 

Gabarito

1. D
2. A
3. B
4. E