• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Aprenda para sempre o processo de intemperismo e erosão nas rochas com dois super-heróis da MARVEL que irão salvar o seu ENEM

Você nunca imaginou que os desenhos de infância te dariam a colinha na hora do sufoco, né? O Descomplica hoje resolveu dar uma de Stan Lee do vestibular e falar desses dois personagens e dos processos atuantes nas rochas que se assemelham aos seus poderes. Vamos lá?

 

1. COISA

O Coisa é um super herói da Marvel, pertencente ao grupo do Quarteto Fantástico. Uma de suas características é o mimetismo rochoso, ou seja, capacidade de transformar seu corpo em um estado de rocha que lhe dá a vantagem de ser bastante resistente as pancadas e diferenças de temperatura no ambiente. Aliás o que é mesmo rocha? A rocha é um agregado sólido de minerais que compõe toda a crosta terrestre podendo se dividir em três grupos: ígneas, sedimentares e metamórficas.

Aprenda sobre Intemperismo com super heróis da Marvel

 Seu coração não é de pedra! Olha que amor!

 

 2.  TEMPESTADE

A Tempestade é uma heroína da Marvel, integrante dos X-Men. Seu poder é relacionado ao controle da atmosfera permitindo a ela criar efeitos de clima especial. Ela pode criar precipitação em altitudes maiores ou menores do que o normal, capacidade de controlar tempestades cósmicas, ventos solares e correntes oceânicas. Todos esses poderes nos fazem lembrar dos agentes intempéricos que atuam nas rochas expostas, resultando no intemperismo físico ( vento, sol, água em seus diferentes estados) e o intemperismo químico ( mudança na composição química das rochas)

Aprenda sobre Intemperismo com super heróis da Marvel

Tá, isso tudo eu já sei. Mas como vou saber quem venceu a batalha relacionando esses conceitos na prova?

 

 

3. ÁGUA MOLE EM PEDRA DURA…

…Tanto bate, intemperizando, que a rocha sofre erosão. A Tempestade, com todo seu poder sobre o clima (fator que isoladamente mais influencia no intemperismo), age no Coisa, desagregando e decompondo o seu corpo. Quanto mais intenso for seu poder, mais ela intemperizará o corpo do Coisa através da intensidade da pluviosidade (que contribui para a fragmentação) aliada às diferenças de temperatura que criam períodos de dilatação e contração, enfraquecendo ainda mais sua estrutura.

Veja aqui os poderes da Tempestade atuando contra o Coisa. Luta incrível!

Aprenda sobre Intemperismo com super heróis da Marvel

Aprenda sobre Intemperismo com super heróis da Marvel

Aprenda sobre Intemperismo com super heróis da Marvel

 

4. GOLPE FINAL

Aprenda sobre Intemperismo com super heróis da Marvel

Para golpear de vez o Coisa, com a intensidade do intemperismo atuando em sua estrutura física e química permanentemente, o material produzido pelo intemperismo sofre o processo de erosão que promove a retirada e transporte do material produzido.

 

 

 

 

 

 

5.  PARA NÃO COMER MOSCA NA SUA LUTA COM A PROVA

 

 

 

 

 

Uma observação é que todos esses processos exógenos (intemperismo e erosão) explicados através dos super-heróis agem ao longo de muitos anos no mundo real, sendo o exemplo utilizado somente para entender a relação desses processos nas rochas expostas na superfície.

 

E aí, curtiu? Não deixe de comentar e tirar suas dúvidas! 🙂