• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

4 personagens de Friends que ilustram bem os modelos produtivos agrícolas!

Alguns personagens de Friends saem da série para te ensinar quais são os modelos produtivos agrícolas que você não pode deixar de estudar para o vestibular. Vamos nessa?

Os modelos produtivos agrícolas podem ser bem confusos entre si. Nada como uma boa analogia entre personagens conhecidos e queridos para conseguirmos melhor distingui-los! Cada sistema agrícola tem suas peculiaridades, tal como esses personagens de Friends, confira:

1. Agricultura Itinerante: Joey

4 personagens de Friends que ilustram bem os modelos produtivos agrícolas!

Sim, Joey, você é a Agricultura Itinerante!

Joey é aquele personagem que prega o desapego, nunca esteve em um relacionamento sério e nem pensa em fincar raízes e acomodar-se em uma relação. Definitivamente não é “pra casar” e muitos acabam não levando a sério. A agricultura itinerante é a ideia de aproveitar o que cada espaço tem a oferecer; a exploração de terras é marcada pelo constante movimento e nomadismo (e essa inconstância é uma das principais características de Joey). É um sistema ineficaz para o abastecimento de uma cidade por conta dos deslocamentos. É ultrapassada em razão das inovações das técnicas agrícolas.

 

2. Plantation: Chandler

4 personagens de Friends que ilustram bem os modelos produtivos agrícolas!

“Sério?”

Chandler nunca fez muito sucesso com as garotas. Ao contrário de Joey, ele é feliz com uma única mulher: Mônica! O problema é que sua esposa é bem mandona e ele acaba sendo um marido muito subserviente! O plantation tem como característica a monocultura, ou seja, a plantação de um único produto (assim como o Chandler só tem olhos para a Mônica) voltada para a exportação. Geralmente se utiliza de mão de obra escrava em latifúndios. É um sistema característico de países colonizados.

 

3. Agricultura de Jardinagem: Gunther

4 personagens de Friends que ilustram bem os modelos produtivos agrícolas!

“O Gunther não deixa pra depois: ARROZ, ARROZ!” Gunther é muito empenhado em conseguir conquistar a Rachel, presta atenção nos mínimos detalhes e conhece sua amada como ninguém! O zelo que tem por Rachel é bastante comovente, mas infelizmente ele é o famoso “arroz”, aquele que só acompanha. Já a Agricultura de Jardinagem é um modelo que conta com mão de obra em abundância, os agricultores trabalham com suas próprias mãos e diretamente com a terra. E o que ela tem a ver com Gunther? É bem detalhista e cuidadosa e cada unidade recebe atenção muito especial (assim como a Rachel recebe atenção especial do Gunther). É característico do Sudeste Asiático com o cultivo de arroz. Apesar de ser bem tradicional esse modelo conta com o uso de tecnologias como sementes modificadas e técnicas de correção do solo.

 

4. Agricultura Moderna: Rachel

4 personagens de Friends que ilustram bem os modelos produtivos agrícolas!

Calma, Rachel! É só um exemplo!

 Rachel vem de uma família rica e seu pai sempre disponibilizou cartões de crédito e talões de cheque. Fora isso, ela trabalha com moda e está sempre antenada às novas tendências. Do grupo dos Friends ela é sem dúvida a mais moderninha! A Agricultura moderna está relacionada à inserção de capital. É integrada ao sistema industrial e financeiro. Conta com tecnologias como correção de solo, novas tecnologias de irrigação e sementes modificadas, maquinário altamente especializado e recuperação do solo.

Esses são os principais modelos produtivos agrícolas! Com essas analogias ficou ainda mais fácil de diferencia-los e conseguir mais de uma questão no vestibular! Leia também um resumo sobre Agricultura e seus modelos produtivos e, depois, resolva questões de vestibular para saber se já está craque no assunto! 🙂

4 personagens de Friends que ilustram bem os modelos produtivos agrícolas!