• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

O que é taylorismo? 4 características que você encontra no supermercado

Muita gente se pergunta o que é  Taylorismo? O modelo científico de organizar a produção tem como objetivo acelerá-la. a Ideia era tão aceita que até mesmo a Ford utilizou os princípios tayloristas em suas fábricas.

ORGANIZE ESTE CONTEÚDO EM UM RESUMO PARA PODER REVISAR MAIS TARDE 😉

Mas você sabia que até hoje o taylorismo ainda existe em certos setores?  Depois de ler essa lista, você nunca mais vai esquecer as principais características do Taylorismo. Duvida? Vamos lá!

O que é taylorismo dentro do supermercado?

1. Esteira do caixa

A ideia de colocar uma esteira no caixa do supermercado, nasceu para agilizar o tempo de passagem dos produtos. Essa racionalização do trabalho é característica básica do Taylorismo. Uma forma de tornar ações produtivas cada vez mais rápidas.

o que é taylorismo

De onde será que tiraram essa ideia de esteiras no supermercado?

2. Nem sempre tem alguém pra ensacar as compras

Isso nada mais é do que economia de mão de obra. As pessoas que ensacam não ficam em todos os horários, nem em todos os caixas. Isso é uma forma da empresa lucrar e evitar gastar com mais contratações.

Por isso, o comum é que esses profissionais fiquem nos caixas nos horários de pico, o que também acelera o processo e faz com que eles consigam atender um número maior de pessoas.

 

o-que-e-taylorismo-2

#chateado

 

3. Pressa pra atender

A preocupação com a produtividade ainda é grande, principalmente em alguns setores produtivos. Quando você dá ‘boa noite’ para o atendente e ele nem te responde, provavelmente está preocupado em ser rápido e chegar logo ao último da fila, para aumentar a rotatividade das pessoas consumindo.

Além disso, você já reparou que eles passam os produtos com tanta rapidez que nem da tempo de acompanhar os preços no monitor? Isso também acontece para que eles deem vazão a fila e sejam rápidos no atendimento.

 

 

o que é taylosrismo 3

Relaxe!

 

4. Pouco tempo de descanso

Muitas empresas até hoje dão pouco tempo de descanso para seus funcionários, pois acham que isso ‘acostuma mal’ o trabalhador e diminui sua produtividade, já que ele não fica as horas completas em seu posto de trabalho. Muitas vezes o trabalhador almoça com pressa e nem tem tempo para relaxar, pois já precisa voltar ao seu cargo.

Por isso, é comum sempre vermos as pessoas correndo de um lado para o outro do supermercado e existem empresas que também não dão a pausa completa para o almoço ou fazem “vista grossa” para os que voltam antes de completar uma hora.

Anotaram tudo? Deixe nos comentários o que você achou dessa lista 🙂