• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Fuvest – Primeira dica!

Olá, pessoal!

Ano novo… prova nova!

Muitos candidatos em todo país vão enfrentar o maior vestibular do Brasil logo na segunda semana de janeiro deste novo ano… O vestibular da Fuvest! O tipo de texto pedido por essa banca é primordialmente a Dissertação Argumentativa. Por isso, dê uma olhada nos posts antigos nos quais conversamos sobre o assunto… o que fazer e o que não fazer, lembram?

Vou passar os próximos posts comentando um pouco os temas das provas passadas.

Em 2011, a Fuvest pediu que o candidato dissertasse, de 20 a 30 linhas, sobre o seguinte tema: “O Altruísmo e o Pensamento a longo prazo ainda têm espaço no mundo contemporâneo?”. Prestem bem atenção: existem 2 aspectos para serem analisados nesse tema. Ou seja, se o candidato dissertasse somente sobre altruísmo ou exclusivamente sobre pensamento a longo prazo, ele estaria comentendo a famosa “fuga parcial ao tema”. Então, seria ideal que o candidato pensasse em argumentos que fundissem esses dois aspectos, como a capacidade de ajudar o próximo e a disposição para enxergar ganhos futuros, e não somente imediatos.

Agora, uma dica importante: evite radicalismos. Vocês se lembram do post no qual falei sobre “panfletagem”, sendo esse um erro grave em uma dissertação?  Considerações do tipo “a humanidade é egoísta e não pensa no próximo”, além de radical, está errada. É uma generalização que esquece, por exemplo, trabalhos voluntários e organizações não-governamentais.

Entenderam? Continuem praticando, e no próximo post eu volto com mais uma dica pra Fuvest!

Até lá!