• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Você escuta um sermão dos seus pais por deixar a porta da geladeira aberta? A Termodinâmica explica o porquê

Vocês já pararam para se perguntar o porquê dos seus pais reclamarem quando você fica muito tempo com a porta da geladeira aberta? Ou então o porquê de não poder colocar coisas para secar atrás da geladeira? Por que o congelador é sempre na parte de cima e as prateleiras da geladeira normalmente são grades? Se nunca tiveram essas duvidas é porque não são pessoas curiosas; mas, se já tiveram, estou aqui, junto com a física e com a termodinâmica para tentar te ajudar a solucioná-las.

 A Termodinâmica segundo os sermões dos seus pais

Na física tratamos a geladeira como uma máquina frigorifica; ela retira calor da parte interna e joga para a parte externa, resfriando e conservando os alimentos.

De uma forma mais geral é assim que funcionam as maquinas frigorificas:

A Termodinâmica segundo os sermões dos seus pais

Elas retiram calor do que chamamos de fonte fria para jogarem-no na fonte quente. Como o processo natural é sempre sair da onde tem mais energia pra onde tem menos, a máquina tem que realizar trabalho para fazer o inverso. Por isso geladeira gasta bastante energia. Também temos o ar condicionado, o grande vilão da conta  elétrica no verão; ele trabalha da mesma maneira que a geladeira, só que o ambiente da onde ele retira calor é muito maior que o da geladeira, por isso ele gasta mais energia para isso.

Agora chegamos na primeira pergunta apresentada lá em cima. Por que não podemos ficar muito tempo com a geladeira aberta? A geladeira é construída de uma forma que evite ao máximo a troca de calor indesejada com o ambiente externo, para que a temperatura lá dentro se mantenha constante. Toda vez que você abre a porta há uma troca de calor, pois a temperatura do ambiente no país onde vivemos é bem maior que a de dentro. Então quanto mais tempo ficarmos com a porta aberta, mais troca de calor irá ocorrer. Sabemos que tudo na natureza tende a entrar em equilíbrio, então, se você ficar muito tempo com a porta aberta, a temperatura de dentro tende a entrar em equilíbrio com a temperatura ambiente. Enquanto isso, o motor vai realizando trabalho para essa ação e nisso você vai gastando mais energia elétrica e quanto mais o motor trabalha mais ele aquece, e assim, o ambiente também.

Entendeu? Quer dizer que quanto maior o tempo em que a porta da geladeira ficar aberta, mais alta vem a conta de luz e mais o ambiente aquece? Sim!

Então nada de abrir a porta em dias muito quentes para tentar resfriar o ambiente, porque isso só irá aquece-lo.

 A Termodinâmica segundo os sermões dos seus pais

A segunda pergunta é: por que não podemos colocar coisas para secar atrás da geladeira? Porque é pela grade de trás que ocorre a troca de calor entre a parte interna e a parte externa da geladeira. Se você coloca alguma coisa nessa grade, acaba prejudicando essa troca de calor e o funcionamento, podendo quebrar seu aparelho.

E a última, mas não menos importante: por que o congelador fica na parte de cima e as prateleiras, normalmente, são grades? Nós vimos aqui que a geladeira trabalha muito com propagação de calor e sabemos que há 3 tipos de formas do calor se propagar:

– Por condução: Quando o calor passa de um corpo para o outro durante contato. As moléculas vão ficando mais agitadas e, assim, começam a agitar mais as moléculas que estão mais ao lado e assim por diante, até que o corpo todo esteja com sua temperatura mais elevada.

 A Termodinâmica segundo os sermões dos seus pais

– Por irradiação: Quando o calor passa de um corpo para o outro através de ondas eletromagnéticas.

 A Termodinâmica segundo os sermões dos seus pais

– Por convecção: Quando há uma troca gasosa entre o ar mais frio, mais denso, e o ar mais quente, menos denso.

 A Termodinâmica segundo os sermões dos seus pais

Então o congelador é na parte de cima justamente para ajudar na convecção, já que o ar mais frio tende a descer, por ser mais denso. E as prateleiras são grades para ajudar nessa passagem do ar, entre seus furos.

Agora, que tal obedecer seus pais e conseguir economizar energia nesse verão? =D