• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Física: resumo sobre o Momento de uma Força

Fala ai, pessoal!

A monitoria dessa semana será de novo sobre Momento de uma Força, então vou contar uma coisa que acontece comigo de vez em quanto e que eu espero que nunca ocorra com vocês (se já não aconteceu): trocar o pneu do carro debaixo de sol ou de chuva.

Você sabe como a física pode te ajudar nessas horas? Não, não é te ensinando a dança da chuva, mas te mostrando como você pode diminuir seu esforço, ou seja, como tornar seu trabalho menos difícil. Já vimos que o momento de uma força é responsável por fazer um corpo entrar em rotação e vimos também que a fórmula do momento é:

Momento = Força x Distancia da onde a força é aplicada até o eixo de rotação

ou M = F x D

Na questão de trocar o pneu, esse eixo será o parafuso. Analisando a fórmula podemos ver que quanto maior a distancia da força que eu fizer, maior vai ser o momento e será mais fácil fazer o parafuso girar. É isso mesmo: a Física pode te ajudar em situações práticas do cotidiano mais do que você possa imaginar! Então quando essa situação de trocar um pneu te pegar de surpresa, lembre-se da física amiguinhos: pegue uma chave de roda bem grande e faço menos esforço.

física_momento_de_uma_força

Agora você não esquece mais: a Física te ajuda até a trocar pneus!

É isso aí, pessoal! Espero vocês lá na monitoria.

 

Esse resumo foi produzido pelo monitor Vitor Logullo.