• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Questão Comentada: Movimento Uniformemente Variado

Leia o resumo O que é Movimento Uniformemente Variado (MUV) e resolva os exercícios a seguir.

1. (ENEM) Em uma prova de 100 m rasos, o desempenho típico de um corredor padrão é representado pelo gráfico a seguir:

71 O que é Movimento Uniformemente Variado?

Em que intervalo de tempo o corredor apresenta aceleração máxima?

a) Entre 0 e 1 segundo.
b) Entre 1 e 5 segundos.
c) Entre 5 e 8 segundos.
d) Entre 8 e 11 segundos.
e) Entre 9 e 15 segundos.

 

2. (ENEM) Para melhorar a mobilidade urbana na rede metroviária é necessário minimizar o tempo entre estações. Para isso a administração do metrô de uma grande cidade adotou o seguinte procedimento entr duas estações: a locomotiva parte do repouso em aceleração constante por um terço do tempo de percurso, mantém a velocidade constante por outro terço e reduz sua velocidade com desaceleração constante no trecho final, até parar.

Qual é o gráfico de posição (eixo vertical) em função do tempo (eixo horizontal) que representa o movimento deste trem?

 

 

GABARITO

1. A

Resolvendo passo-a-passo a questão:

Aceleração é também o coeficiente angular de uma função de segundo grau. Logo, aceleração é, no gráfico V x t, a entidade que diz o quanto a curva deve ficar inclinada em relação à horizontal. Podemos observar maior inclinação do gráfico nos instantes de 0 a 1 segundo. Portanto, letra A é a alternativa correta.

 

2. C

Resolvendo passo-a-passo a questão:

No primeiro terço do caminho, o trem tem aceleração positiva pois está aumentando sua velocidade para que saia do repouso. Logo, quando temos este tipo de movimento, o gráfico é uma parábola com o formato de um U.

No segundo terço do caminho, o trem mantém a velocidade sem que tenha aceleração, ou seja, seu movimento é retilíneo uniforme. E para gráficos de movimento retilíneo uniforme, em que há velocidade, temos sempre uma reta crescente.

No terceiro terço do caminho, o trem começa a diminuir sua velocidade. Para que isto aconteça deve existir uma aceleração contrária ao movimento do trem, ou também chamada aceleração retrógrada. E, para gráficos de aceleração retrógrada, temos a parábola em forma de U ao contrário. Portanto, letra C é alternativa correta.