• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

O que a Física e a Fibra Óptica têm em comum com a velocidade da sua internet e com o seu vestibular?

Lembrando da minha infância, percebi o quanto as coisas mudaram em pouco tempo. Lembro-me que os telefones eram enormes e as ligações eram muito caras, lembro que os computadores eram superlentos e a internet, então, NEEEEM SE FALA! Eram horas para carregar um vídeo, dias pra baixar um filme, meses pra baixar um jogo, anos para… você me entendeu.

Física e Fibra Óptica possuem tudo a ver com a sua internet

Baixar um vídeo da internet? Levava apenas uma eternidade.

Nos últimos anos muitas evoluções na área da comunicação foram adquiridas e muito ainda acontece por conta das evoluções no ramo da ciência. Acontece assim:

  1. A ciência evolui;
  2. O homem entende a evolução;
  3. Alguém aplica essa evolução em alguma função do dia-a-dia;
  4. A ciência vira inovação!

Ninguém acorda um dia e fala “Vou inventar o celular!” ou “Eureca!” e puft, cria-se coisas sensacionais. Os inventores acompanham a evolução da ciência e a partir dessa evolução vão criando as inovações que vemos atualmente. Hoje vamos falar sobre uma inovação que ajudou muito na difusão da informação: a fibra óptica.

A fibra óptica é, hoje, a maneira mais rápida no envio de informação. Ela consiste em um cabo com uma superfície refletora por dentro, mas de forma a ser maleável suficiente para poder ser conduzido por onde se quer levar a informação.

Sabemos que superfícies refletoras são capazes de refletir a luz e sabemos que a luz é a maior velocidade possível, certo? Ou seja, juntando esses dois princípios, podemos enviar informações na velocidade da luz em forma de sinais luminosos. O esquema é o seguinte:

Física e Fibra Óptica possuem tudo a ver com a sua internet

 

O sinal de luz entra pelo cabo e vai sendo refletido através de todas as suas paredes em ângulos previamente calculados para que a reflexão ocorra sempre.

 

 

Antes de alguém usar os processos de reflexão como fibra óptica, foram estudados TODOS os princípios de tal processo físico até que o ser humano pudesse fazer algum avanço com essa ferramenta. Essa tal de física é maravilhosa mesmo, não? Explica o uso da sua internet de uma forma que pode cair no seu vestibular!  Deixe seu elogio à ela aqui embaixo, nos comentários!